O Partido Comunista do Brasil convocou a militância e membros do Comitê Central para o Encontro nacional de Questões Internacionais a realizar-se neste sábado (5), na sede do partido em São Paulo. Na ocasião, será feita uma análise sobre a conjuntura internacional, apresentado os principais pontos em debate no processo de preparação do 14º Congresso do PCdoB e os desafios e tarefas dos comunistas brasileiros na luta anti-imperialista.

A abertura do evento terá início às 9 horas com uma exposição do secretário de política e Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, “Internacionalismo e luta ideológica na afirmação do caminho revolucionário”, seguido de intervenções  da presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes e do presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Antônio Barreto.

O secretário de política e Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho falou sobre os três objetivos fundamentais do encontro. “Primeiramente iremos fazer uma apresentação sobre o tema internacional, como ele é tratado no projeto de resolução política do 14º Congresso. Vamos apresentar a visão do partido sobre o desenvolvimento da geopolítica, as divisões que existem no campo imperialista, o surgimento de novos polos de resistência ao imperialismo, o declínio histórico do imperialismo estadunidense como potência hegemônica do plano econômico internacional. Iremos fazer uma análise do quadro da América Latina, que vem passando por transformações importantes desde o início da revolução bolivariana, em seguida a eleição do Lula e uma série de presidentes progressistas que houve e há na América Latina. E vamos mostrar na nossa tese o exercício do internacionalismo proletário por parte do nosso partido”, concluiu Carvalho.

Para o secretário, o segundo objetivo é fazer o balanço das atividades internacionais do PCdoB. “O partido atua na solidariedade internacionalista apoiando os países socialistas, como Cuba, Vietnã, China, Coreia do Norte e etc. E vamos enfatizar no balanço das atividades internacionais, a atuação do partido pelo movimento mundial pela paz. Nós temos responsabilidades por meio da nossa atuação com o Cebrapaz, que é uma entidade ativa na solidariedade internacionalista e na atuação de campanhas de apoio.”

O terceiro e último propósito é que o Congresso apoie iniciativas de soluções para o futuro, para incrementar, aperfeiçoar, desenvolver e aprofundar as relações internacionais.

“O internacionalismo proletário faz parte da identidade do Partido Comunista, faz parte da essência do PCdoB, não existe partido comunista que não seja internacionalista. O nosso partido une, entrelaça, funde o internacionalismo proletário com o patriotismo e o anti-imperialismo. A nossa visão é patriótica, anti-imperialista e internacionalista. Isso está no próprio Estatuto do partido, faz parte da essência do PCdoB”, declarou José Reinaldo.

Eleições na Venezuela

José Reinaldo fez uma avaliação sobre as eleições  da Assembléia Nacional Constituinte que ocorreu no último fim de semana na Venezuela. “Foi uma vitória magnifica. Porque foi realizada em pleno cerco midiático, ou seja, a mídia fazendo propagandas contra. Obteve mais de 8 milhões de votos e o outro lado [a oposição] boicotou, sem participar e nos dias antecedentes e no próprio dia, a oposição organizou atos violentos, matando e queimando pessoas. E ameaçou os cidadãos de morte, caso saíssem para votar. Isso não aconteceu, mas a ameaça em si poderia ter intimidado a população, mas não, o povo foi às urnas e o resultado foi muito positivo”, concluiu.

 

Programação

5/8 – sábado

9h–  Abertura: Internacionalismo e luta ideológica na afirmação do caminho revolucionário (exposição do secretário José Reinaldo Carvalho)

10h – Intervenção Presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes

10h30 – Intervenção Presidente do Cebrapaz, Antônio Barreto

11h às 18h– Intervenção do Plenário