Manifestação na cidade de Dayton, Ohio, contra venda de fuzis de assalto durante a visita de Trump na quarta-feira, 7. (AP/J. Minchillo)

Depois de dois massacres seguidos nos Estados Unidos, o primeiro no sábado (3) em El Paso (Texas ) com 22 mortos a tiros e o segundo, no domingo (4 ) em Dayton (Ohio), com 9 mortos – a Anistia Internacional (AI) lançou nesta quarta-feira (7) um aviso de viagem recomendando cautela aos visitantes do país.

A Anistia justificou a emissão do aviso pela “desenfreada violência armada, que se tornou tão predominante nos Estados Unidos que equivale a uma crise de direitos humanos”.

Inspirado nos alertas de viagem emitidos pelo Departamento de Estado dos EUA e por outros governos, o alerta da AI aconselha aqueles que estão indo para o país a serem “extremamente vigilantes em todos os momentos” e terem cuidado “com a onipresença de armas de fogo entre a população”.

O texto recomenda evitar lugares onde há aglomeração de pessoas, especialmente eventos culturais, locais de culto, escolas e shopping centers. Também aconselha a “exercitar extrema cautela ao visitar bares, casas noturnas e cassinos locais”.

A AI também afirma que o governo dos EUA “reluta em garantir a proteção contra a violência armada” apesar de ser obrigado, de acordo com a lei internacional de direitos humanos, a implementar medidas para regular o acesso a armas de fogo para proteger os direitos da população.

A Anistia alerta que dependendo do país de origem ou antecedente étnico do viajante “pode haver um risco maior de ser alvo de violência com arma de fogo”.

A advertência – incomum – da Anistia Internacional foi decidida após o fuzilamento de 31 pessoas no fim de semana em El Paso e Dayton. Oito mexicanos morreram em El Paso. Em ambos massacres 67 pessoas ficaram feridas – 26 em El Paso e 41 em Dayton. O preso pelo primeiro ataque, identificado como Patrick Crusius, morador da cidade de Dallas, de 21 anos, postou na internet lucubração sobre impedir a “invasão hispânica” pouco antes de perpetrar o morticínio.

A violência com armas de fogo nos EUA resultou na morte de 8.928 pessoas somente em 2019, de acordo com a organização não governamental americana Gun Violence Archive. A cifra inclui 398 crianças menores de 12 anos.

Manifestantes foram às ruas em El Paso e Dayton durante a visita do presidente Trump às duas cidades na quarta-feira. Em El Paso a população mostrou cartazes com “Trump não é bem-vindo” e condenou a retórica racista e anti-imigração do presidente como fator que contribui para alastrar a violência.