Sucesso do país contra a Covid tem a ver com testagem efetiva, rigorosa quarentena e rastreamento

O Vietnã apresenta um número de mortes de Covid-19 mínimo, ficando em 35 desde 3 de setembro, segundo a Universidade John Hopkins, referência do registro dos casos de coronavírus, e entre os 156 hospitalizados devido à doença, nenhum corre perigo de morte, informou o Ministério da Saúde.

Quase 11 meses após o inicio da pandemia SARS-CoV-2, o país notifica 1.451 casos, dos quais 1.298 foram recuperados. Destes, 20 tiveram resultado negativo em pelo menos um teste da doença.

O Vietnã, com 97 milhões de habitantes, é entre as nações com mais de 70 milhões de pessoas a que apresenta as melhores taxas de casos e óbitos por milhão, com 14 e 0,4, respectivamente. O país alcançou esses resultados através de uma combinação de testagem efetiva, quarentena e rastreamento de contatos de doentes.

A maioria dos casos notificados no país foram oriundos de outros territórios, onde estavam e foram surpreendidos pela pandemia, ou são peritos estrangeiros que regressaram para cumprir um contrato lá.

Até 30 de novembro, o Vietnã tinha 89 dias sem infecções internas com a doença, mas naquele dia um surto ocorreu na cidade de Ho Chi Minh, quando dois funcionários da Vietnã Airlines violaram os regulamentos em uma área de quarentena e contaminaram várias pessoas. De lá para cá, os casos foram controlados.

A ameaça de recidiva foi rapidamente neutralizada.

 

(PL)