Militância e direção nacional do PCdoB reunidas no 2º Congresso extraordinário, em 2019.

Pelo ensejo do aniversário de 99 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), rumo ao centenário, a secretaria nacional de Comunicação da sigla lança um vídeo institucional em que remonta a história de luta da legenda revolucionária e saúda seus fundadores e líderes partidários. O vídeo é dedicado à memória e legado do dirigente histórico Haroldo Lima, falecido no último 24 de março, véspera do aniversário de fundação do Partido.

A peça, produzida em parceria com a Clementina Filmes, tem um pouco mais de 3 minutos de duração e ressalta que neste momento de grave crise em que o país atravessa, o PCdoB reforça a necessidade da “defesa da vida e da democracia”. Aponta que a vacinação é urgente para todos os brasileiros, e que a legenda se empenha no apoio e solidariedade aos mais necessitados.

O vídeo valoriza ainda as gerações que lideraram o PCdoB desde a sua fundação até os dias atuais. “Seu perfil foi forjado por meio da luta de várias gerações desde seus fundadores”, destaca o talento de Astrojildo Pereira, a liderança popular de Luís Carlos Prestes e o gigante “João Amazonas, construtor e ideólogo do PCdoB”. Em quase 15 anos no comando do PCdoB, a liderança de Renato Rabelo, que sucedeu Amazonas, é saudada.

“João Amazonas esteve à frente do PCdoB por quatro décadas desafiadoras. Foi um dos líderes do movimento que garantiu a continuidade revolucionária da legenda, e a conduziu vitoriosamente até o alvorecer do século 21”.

O vídeo relembra ainda os bravos lutadoras e lutadores que tombaram em luta pelo Brasil, na Guerrilha do Araguaia, na ditadura militar sanguinária. Trata ainda da incorporação da militância do Partido Pátria Livre (PPL) que enriquece o PCdoB com o legado do destacado revolucionário Cláudio Campos.

No minidocumentário é exibido ainda a figura da liderança da atual presidenta do PCdoB, vice governadora de Pernambuco, “Luciana Santos, que, apoiada no coletivo dirigente, fortalece a histórica legenda que caminha para o seu centenário”.

Valoriza a militância, os filiados e filiadas, “o grande tesouro do PCdoB”. Apresenta suas atuais lideranças políticas, como “expressão pública mais visível aos olhos do povo”, como exemplo, o governador do Maranhão, Flávio Dino e a ex-deputada Manuela d’Ávila.

Trata ainda da “combativa” bancada federal, liderada pelo deputado federal, Renildo Calheiros, “pela capacidade de articulação de amplas forças contra a agenda antipovo e genocida de Bolsonaro”.

Reforça que o “PCdoB é guiado por um Programa cuja essência é a luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento como caminho brasileiro para o socialismo”. E que nestes 99 anos de história, o PCdoB sempre lutou pelos “direitos do povo, da classe trabalhadora”. “Cultiva seus vínculos com as batalhas da juventude, das mulheres com as jornadas contra a homofobia e o racismo e defende a liberdade de religião”.

“Com esse legado, o PCdoB, no transcurso de seus 99 anos, rumo ao centenário, recebe o reconhecimento de que é indispensável à democracia brasileira!”, reforça o vídeo.

Confira abaixo: