O vídeo, divulgado pela CNN, supostamente mostrava ‘russos’ no momento da execução do proprietário e de um segurança de uma concessionária de automóveis de Kiev.

“Em primeiro lugar, em nosso exército não existem micro-ônibus, nos quais os militares supostamente chegam ao local. Usamos apenas equipamentos do quartel-general militar, veículos blindados. Ninguém mais pode simplesmente andar fisicamente em outros veículos, especialmente em uma zona de guerra”, explicou Shurygin.

Além disso, o vídeo se refere a supostas “forças especiais de tanque” no micro-ônibus, mas, como ressaltou Shurygin, não há forças especiais nas tropas de tanques russas.

Ele também apontou que o modelo de colete à prova de balas dos supostos militares do vídeo, não é usados no exército russo há muito tempo.

“Esse uniforme não é nosso, colete com essa cor, essa configuração, que não usamos há muito tempo. Além disso, três militares estão usando capacetes e dois dos agressores estão usando algum tipo de chapéu preto de malha, o que é muito estranho”, disse o especialista militar.

De acordo com a CNN e a mídia ucraniana, o incidente ocorreu em 16 de março, quando os combates aconteciam perto de Kiev. O vídeo mostra como os supostos “militares russos” revistaram pela primeira vez dois funcionários de uma concessionária de carros e, depois de alguns minutos, eles atiraram nas costas deles.

Um dos mortos, segundo esta versão, era o dono de uma concessionária de carros, e por algum motivo a CNN escreve que “não quer dar seu sobrenome”. O outro era Leonid Plyats, de 68 anos, que trabalhava lá como segurança.

Segundo a CNN, o incidente ocorreu no território da concessionária de carros Camper-Group, a 20 km da capital, no distrito de Kiev-Svyatoshinsky. O site da empresa afirma que é o maior importador e vendedor ucraniano de equipamentos para caravanas e atividades ao ar livre.

Quanto a isso, acrescenta o jornal, também é estranho que as notícias sobre a morte de um grande empresário com a indicação do seu sobrenome ainda não tenham aparecido em nenhuma mídia ucraniana.

Nas redes sociais, também foi notado que o homem armado do vídeo, designado pelo canal americano como “soldado russo”, está vestindo uma armadura antiquada.

O canal do Telegram “War on Fakes” observa que este modelo – 6B23 – não é fornecido às Forças Armadas de FR desde 2014. Seu lugar foi ocupado por um 6B45 mais moderno – ele que é usado durante a operação na Ucrânia. É verdade que o desatualizado 6B23 é usado pela milícia popular da LPR e da DPR, mas essas forças não estavam na região de Kiev.

Os blogueiros também observam que os militares não dirigiriam um simples micro-ônibus em uma zona de combate ativa – isso é quase morte garantida, porque esse veículo é um alvo extremamente vulnerável para qualquer tipo de arma de pequeno porte.

Ao assistir ao vídeo, várias esquisitices no comportamento de pessoas armadas chamam a atenção – primeiro eles procuram calmamente os funcionários da concessionária e, alguns minutos depois, esgueirando-se pela esquina, atiram nas costas quando estão apenas caminhando ao longo do local.

Esta não é a primeira vez que a mídia ucraniana divulga fake news, registra o Vzglyad. Eles publicaram anteriormente relatos de crianças escondidas em porões em Kharkiv, usando fotos de um abrigo antibombas de Donetsk tiradas em 2018 pela correspondente de guerra Irina Lashkevich.

“A foto mostra um abrigo antiaéreo em Donetsk, onde famílias inteiras se escondem do constante bombardeio das forças armadas ucranianas. A correspondente de guerra Irina Lashkevich fez esta filmagem em um dos distritos de Donetsk (Petrovka). Neste abrigo antiaéreo, formou-se toda uma comuna de velhos, crianças e adultos”, disse o canal War on Fake Telegram.