A ex-senadora Vanessa Grazziotin, recém-lançada pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB-AM, é a convidada nesta quarta-feira (18) do Vermelho Entrevista, a live semanal do Vermelho. Com mediação do jornalista André Cintra, o programa será transmitido ao vivo, às 19 horas, pelas redes sociais do portal.

Uma das mais importantes lideranças políticas de seu estado, Vanessa é formada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ex-vereadora de Manaus (1989-1999), foi deputada federal por três mandatos (1999-2011) e senadora da República (2011-2019). É também secretária nacional da Mulher do PCdoB.

Sua atuação é marcada pela defesa da Zona Franca de Manaus e da Amazônia, das causas nacionais e populares, além da resistência ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, deposta em 2016. Vanessa foi a primeira mulher comunista a ser eleita senadora.

Em 30 de abril passado, a ex-senadora lançou sua pré-candidatura a deputada, em ato no Atlético Rio Negro Clube que reuniu 2 mil pessoas. Sua pré-campanha é apoiada por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, pré-candidatos a deputados estaduais pelo PCdoB, artistas, lideranças populares, sindicais, sociais e feministas.