Roger Machado, treinador do Bahia, ganhou destaque pela luta contra o racismo na sociedade e no futebol

O técnico do Bahia, Roger Machado, será homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares e com o título de Cidadão Soteropolitano. As honrarias foram propostas, respectivamente, pela vereadora Aladilce (PCdoB) e pelo presidente da Câmara, o vereador Geraldo Jr. (SD).

A solenidade é será na próxima sexta-feira (6), às 18h, no plenário Cosme de Farias, aberta ao público. De acordo com Aladilce, a entrega da medalha é justificada pela contribuição do treinador no enfrentamento ao racismo e por sua representatividade no meio esportivo.

“Ao denunciar a estrutura racista do nosso país, de uma forma tão embasada, Roger acabou levando esse debate para um ambiente popular que é o futebol, dando grande visibilidade a um tema pouco discutido no país que é o racismo institucional e estrutural”, afirma Aladilce.

A vereadora se refere à entrevista concedida por Roger em outubro desse ano, após o jogo do Bahia contra o Fluminense, treinado por Marcão. Os técnicos das duas equipes são os únicos negros na séria A do campeonato brasileiro. Ao ser questionado sobre esse fato, Roger explicou elementos históricos da estruturação racial no Brasil e se posicionou diretamente contra o racismo, especialmente no futebol.