O combate à violência contra a mulher pode ganhar um importante aliado em Porto Alegre. A vereadora do PCdoB, Daiana Santos, protocolou recentemente na Câmara Municipal o projeto de lei 109/22, que cria o “Zap Respeita as Gurias”, instituindo um canal para receber pedidos urgentes de ajuda e denúncias e dar orientação às mulheres.

“Este projeto é uma importante alternativa para auxiliar e orientar as mulheres sobre seus direitos, proporcionando mais uma opção de ajuda para elas em casos de emergência”, apontou a vereadora Daiana Santos.

A proposta busca criar mais um instrumento para combater a dura realidade vivida pelas mulheres, que enfrentam altos índices de violência e feminicídio no Brasil em geral e no Rio Grande do Sul e Porto Alegre em particular. Em 2021, o estado registrou aumento no número de assassinatos de mulheres relacionados à sua condição de gênero. Ao todo, 97 foram mortas nessas circunstâncias contra 80 em 2020, número que já era expressivo. A alta foi de 21%.

Em 2022, nos meses de janeiro e fevereiro, houve no estado 19 mortes, 40 tentativas, 5.522 registros de ameaças, 3.465 de lesão corporal e 271 casos de estupro (incluindo estupro e estupro de vulnerável). No ano passado, a cada 30 minutos uma mulher foi agredida no RS, ou seja, entre janeiro e novembro, foram registrados 16 mil casos de lesão corporal.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS), Porto Alegre registrou, no ano passado, nove feminicídios, 274 estupros e 2.446 casos de agressões com lesão corporal. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, foram 40 estupros, um feminicídio e 424 casos de lesão corporal.

Por Priscila Lobregatte

Com agências