O vereador Cláudio Magalhães, do PCdoB em Ilhéus, no sul da Bahia, tornou-se o primeiro indígena a ocupar a presidência da Câmara Municipal, na região que possui uma forte presença dos povos originários. Cláudio, que é do povo tupinambá, foi presidente da Casa durante a sessão especial realizada na última quinta-feira (29/04), que fechou as atividades do Abril Indígena, no município.

Para o edil, esse é apenas um primeiro, mas grande passo do povo indígena local. “Que momento emocionante e histórico para nossa cidade! Como estou feliz em poder estar representando meus parentes e podendo oferecer essa oportunidade de dar voz aos tupinambás de Ilhéus. Foi a primeira de muitas audiências que virão, presidida por um indígena, por um tupinambá!”, disse.

Na ocasião, também foi oficializada a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Tradicionais Indígenas e de Matriz Africana, que será coordenada por Cláudio Magalhães. Além dele, também assinaram o requerimento de criação do grupo os vereadores Augusto Cardoso e Enilda Mendonça, do PT, que também integram a bancada da minoria da Câmara.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) participou do evento e destacou a importância da criação da Frente. “A luta do povo indígena é atual, porque ainda hoje temos problemas de demarcação de terras, saúde e educação. A realidade é que a cada dia morre mais e nasce menos, a língua acaba não sendo preservada”, lamentou a parlamentar.

Diversas lideranças participaram da sessão, como a Cacique Valdelice, que elogiou a iniciativa da Câmara, considerada por ela como um instrumento de visibilidade para os indígenas. “Muitos de nós nunca tivemos a chance que nós temos hoje de falar. Onde estão os índios, onde esses índios moram? Tem gente que nem sabe que a gente existe”, afirmou.

__

(BL)