Vereador comunista Evaldo Lima defende projeto de liberdade de cátedra

Em Fortaleza, Ceará, o vereador Evaldo Lima (PCdoB-CE) denuncia as mentiras que têm sido desferidas contra Projeto de Lei Ordinária (PLO) 542/2018,  da autoria dele. O PLO tem o objetivo de garantir a liberdade de cátedra e a livre expressão dos professores e professoras em classe, proibindo que sejam feitos registros das aulas sem autorização dos educadores. Além disso, detalha mecanismos de proteção em casos de violência verbal ou física no ambiente escolar.

Com entrevista à rádio OPovo/CBN, o vereador fala das fake news que estão sendo espalhadas contra o projeto. A principal, o associa ao apoio a uma suposta “ideologia de gênero”.

“Em nenhum momento nosso projeto trata da suposta ideologia de gênero. O que essa onda de mentira e de calúnia busca é perseguir a razão, a educação, a ciência. O nosso mais absoluto compromisso com a educação, nossa solidariedade com os professores de Fortaleza. Estamos defendendo a liberdade de cátedra e a qualidade da educação em nossa cidade”, declarou o vereador, que também é professor.

“No passado o professor se afastava de sala de aula por dor de garganta. Um professor com dor de garganta é como um jardineiro que tem a mão decepada. Hoje os professores estão se afastando por chantagens, por pressões, por violência”, destacou Evaldo.

O âncora do programa chegou a comentar, no ar, que leu atentamente todo o projeto e que não há nele qualquer menção à suposta “ideologia de gênero”. Contou também que, apesar do fato, mais cedo, uma vereadora que ataca o projeto insistiu no aspecto mentiroso. (Ouça a íntegra no final desta matéria)

Defesa em vídeo

“Condenamos com veemência o uso de fake news por parlamentares conservadores na tentativa de deturpar e atacar a luta dos educadores na cidade de Fortaleza”, afirmou o vereador em vídeo que circula nas redes sociais.

À imprensa cearense, o parlamentar explicou, em maio, quando o projeto tramitava na Comissão de Constituição e Justiça, que o PLO é resultado do diálogo com professores e também com instâncias institucionais da educação, como a Secretaria de Educação do município.

O vereador

Evaldo Lima construiu uma trajetória de compromisso com a educação, as lutas da juventude e a memória histórica de Fortaleza. Graduado em História pela UECE, ele militou no movimento estudantil e foi presidente do Centro Acadêmico do seu curso. Sempre buscando aperfeiçoar os seus conhecimentos, Evaldo também se formou em Direito pela UFC e cursou a Escola de Formação de Governantes.

Em sua carreira dedicada à Educação, Evaldo foi professor de inúmeros jovens que o têm como referência ética e profissional. Entre 2009 e 2011, assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, onde deixou importantes marcas como a construção do Novo Estádio Presidente Vargas. Vereador eleito pelo PCdoB, Evaldo é atualmente Líder do Prefeito Roberto Cláudio, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e integra as Comissões de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização, a Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania e a Comissão Extraordinária da Copa 2014 na Câmara Municipal.