Itaboraí (RJ) - Loja do shopping Itaboraí Plaza em liquidação. O desemprego aumentou após a redução das obras do Comperj (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As vendas no Natal de 2019 cresceram 3,1% em relação a 2018, sem descontar a inflação, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Descontando a alta dos preços no período considerado pela associação (de 19 a 24 de dezembro) o crescimento foi de 2,5% em relação ao ano anterior.
Os dados da Abrasce são apurados a partir de um banco de dados da operadora de cartões Cielo, que computa as vendas por cartões e faz uma projeção sobre as vendas por outros meios de pagamento.
Os números presentados pela Abrasce são menores do que os divulgados no dia 26 de dezembro pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para a Alshop, as vendas natalinas apresentaram alta nominal, sem considerar a inflação, de 7,5%. O levantamento da Alshop considera as vendas realizadas entre 1º a 20 de dezembro.
Ademais, a entidade também afirmou que no acumulado do ano (de janeiro a dezembro) as vendas em shopping centers cresceram 9,5%, em relação a 2018.
Na época, os números da Alshop foram contestados pela Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos). Ao criticar os dados da Alshop, o presidente da associação, Tito Bessa, afirmou que a pesquisa era “falsa” e que estava “gerando desconforto e revolta entre os lojistas”.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, evitou entrar na polêmica sobre os números da Alshop. Considerando o resultado do ano inteiro de 2019, as vendas em shopping centers cresceram 7,9% em relação a 2018. No entanto, em termos reais a alta foi de 3,4%.