O desempenho do comércio varejista registrou variação de 0,1% em volume de vendas no mês de outubro em relação a setembro. A informação é da pesquisa mensal do comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na manhã de hoje (11/12).
O grande impacto veio das vendas em hiper e supermercados, que no mês que antecede as promoções da Black Friday caiu -0,1%. Por se tratar do comércio de produtos considerados de primeira necessidade – como alimentos e higiene – quando o setor vai mal, a preocupação é grande.
O desemprego e a informalidade nas alturas são dois fatores que explicam o por que de a população ter recuado no consumo de itens básicos.
Outra questão levantada pelo IBGE é a perda de força em um mês em que o consumo usualmente está mais alto por conta do Dia das Crianças e a proximidade das festas de final de ano.
“Trata-se do resultado mais baixo desde maio e o índice de média móvel trimestral, após acréscimo de 0,6% no trimestre encerrado em setembro, mostrou perda de ritmo no trimestre encerrado em outubro (0,4%)”, informou o IBGE.
Para as vendas do varejo ampliado (que inclui o comércio de veículos e material de construção) houve variação de 0,8% em outubro.