A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), candidata à reeleição, alertou sobre o desmonte no ensino superior promovido pelo governo ilegítimo de Michel Temer, em vídeo publicado nas suas redes sociais. Para a parlamentar, Temer juntamente com a sua turma, restringe o direito à educação de qualidade e promove um amplo e profundo ataque aos direitos da juventude.

“Michel Temer está acabando com o Brasil. Mas, ele não faz isso sozinho. Ele faz isso com os deputados e senadores (…) Aqui no Amazonas tem muitos candidatos prometendo muitas coisas, eles têm que mostrar como votaram na lei da reforma Trabalhista, na lei do Fies e em relação aos processos de Temer”, destacou.

Vanessa lembrou que na manhã de quinta-feira (13) esteve em frente a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), distribuindo panfletos com suas propostas, e o que ela pode notar foi uma queda no número de jovens que estão cursando o ensino superior. De acordo com a senadora, ela é candidata à reeleição para defender um projeto que promova a inclusão social.

Segundo a comunista, a queda de alunos no ensino superior acontece por várias medidas do governo Temer, como limitar o acesso ao FIES (Financiamento Estudantil) e a aprovação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os investimentos em educação. Para ela, todas essas medidas castigam e precarizam as Universidades e seu papel fundamental no desenvolvimento do país.

Vanessa afirmou que nos governos Lula e Dilma, a educação superior passou por uma forte expansão e democratização. “As universidades privadas cresceram muito no Brasil, elas deram um salto, mais que quadruplicaram. Seja através do ProUni ou do Fies”.

A senadora lembrou que o candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), era ministro da Educação na época e foi o responsável pela implementação do ProUni, que ajudou e ajuda muitos brasileiros a ingressarem no ensino superior.

Vanessa assegurou que estará ao lado de Haddad e Manuela d’Ávila (PCdoB), candidata a vice na chapa. “Manuela, uma jovem competente e capaz”, frisou.

“Temos muita esperança que vamos ao segundo turno e vamos vencer essas eleições”, pontuou a senadora Vanessa Grazziotin.

Confira sua fala: