A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM), procuradora Especial da Mulher no Senado, participou da primeira Conferência Nacional das Procuradoras da República, a convite da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na última sexta-feira (15), no B Hotel Brasília.

Em sua fala, Vanessa destacou que desde a primeira Constituição Republicana, em 1891, os deputados não aceitaram a inclusão das mulheres no parlamento. “Hoje não é diferente, mas estaremos unidas para mudar essa realidade no Congresso. Unidas e lutando é que vamos combater as injustas desigualdades de gênero”, afirmou.

Para Raquel Dodge, o tema discutido na conferência é comum a todas as mulheres. “Há muito o que avançar. O direito de ser votada ainda é incipiente e políticas afirmativas ainda são necessárias”.

Por vídeo a promotora chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, participou com uma mensagem em que defendeu: “Mais mulheres líderes e mais mulheres participando na seara do Direito, que é um motivador da mudança social, significa um aumento da representação de um importante grupo da sociedade à mesa de negociações e uma força essencial para a realização da justiça e a prestação de contas”, destacou.