A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM), tratou sobre o cenário político das eleições e da visita ao ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, no dia 17, em entrevista concedida ao jornal Em Tempo, nesta quinta-feira (26). Vanessa confirmou sua pré-candidatura à reeleição no Senado Federal. “Sou pré-candidata e continuo, agora, mais do que nunca”.

Vanessa ressaltou que o Brasil vive um momento político de muita incerteza, com uma grave crise e a implementação de uma agenda neocolonialista, que retira os direitos dos trabalhadores e desnacionaliza o país. A parlamentar destacou que devido a esse cenário, o PCdoB lançou a pré-candidatura de Manuela D’Avila à Presidência da República, para apresentar propostas para a retomada do desenvolvimento nacional.

A senadora defendeu a unidade das forças progressistas, ela citou o manifesto que “os partidos de esquerda estão fazendo em conjunto que prega a retomada da democracia, a volta dos programas sociais contra as privatizações, entre outras pautas”, salientou.

Sobre o cenário político no Amazonas, Vanessa afirmou que as alianças estão caminhando no mesmo rumo nacional dos partidos. “Nossas conversas estão englobando o PSB, o PT, o Psol, o Podemos e outros partidos. Nosso desejo é ter uma chapa que represente o nosso grupo, e provavelmente nós iremos no mesmo rumo das executivas nacionais”, explicou.

Visita ao ex-presidente Lula

Vanessa e mais dez senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDI) foram a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, no dia 17, para verificar as condições da prisão do ex-presidente.

“Quando nós entramos na cela para conversar com Lula, choramos, mas ele nos fez rir. Disse para a gente que não queria choro, que estava bem. Ele chorou apenas quando dissemos a ele que a filha dele estava no lançamento da campanha de Manuela D’Ávila, no Rio de Janeiro, e mencionou o nome dele”, lembrou a senadora.

A senadora contou que o ex-presidente arruma o próprio quarto, na carceragem. “Ele nos disse que toma poucos banhos de sol, e há uma pessoa para arrumar o quarto dele, quando ele toma os banhos, mas como ele quase nunca sai para tomar os banhos de sol, é ele mesmo quem arruma”.