A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) declarou em nota, nesta terça-feira (19), repúdio à atitude machista e abusiva do grupo de torcedores brasileiros contra uma mulher russa que ganhou repercussão internacional, durante a Copa do Mundo que está sendo realizada na Rússia.

O vídeo em que um grupo de brasileiros vestidos com camisetas da seleção insultam estrangeira viralizou nos últimos dias nas redes sociais e causou indignação.

Para a senadora, os rapazes “exploraram a oportunidade do clima de festa” e aproveitaram o desconhecimento dela da língua portuguesa para abusar da cordialidade. “Entoaram, coletivamente, expressões de conteúdo misógino, pornográfico, com ofensas ao corpo da mulher”.

“Esse grupo de torcedores envergonha nosso país. Eles se aproveitaram do fato de a mulher não compreender nosso idioma para humilhá-la e ridicularizá-la”, comentou Vanessa que também é Procuradora da Mulher no Senado.

A senadora Vanessa lembra que “postado na internet, o fato multiplica a gravidade da cena, que mostra em poucos segundos porque as mulheres brasileiras têm razão em lutar contra ao machismo e uma realidade de estupros e feminicídios que os homens insistem em pintar de cor-de-rosa”.

Segundo ela, “a cultura do estupro brutaliza homens do Brasil desde sua formação mais tenra e por vezes os acompanha até a idade em que deveriam mostrar comportamento adulto e maduro”.

“Que o repúdio das mulheres do Brasil e do mundo tenha um caráter educativo para esses homens e que a solidariedade coletiva feminina tranquilize e alivie o coração de nossa irmã estrangeira”, frisou a senadora.