A ex-deputada federal Manuela D' Ávila é oficializada candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, com Miguel Rosseto (PT) como vice | Foto: Reprodução/Youtube

A candidatura da ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) foi confirmada em convenção partidária, neste sábado (12). O vice será Miguel Rossetto, do PT.

“A derrota do projeto autoritário de Bolsonaro começa com a construção de cidades mais justas, solidárias e democráticas”, disse Manuela.

Nas pesquisas eleitorais, D’Ávila aparece apenas atrás do atual prefeito da cidade, Nelson Marchezan Junior (PSDB), que está passando por um processo de impeachment.

Segundo Manuela, “o que nos une é a certeza de que precisamos de um novo caminho para a nossa cidade, agora. Um caminho em que a verdade, o trabalho e o diálogo predominem sobre a arrogância, a mentira e o conflito. Em que a solidariedade vença o abandono e a frieza”.

“Uma cidade em que a tolerância prevaleça sobre toda e qualquer forma de preconceito. Não se trata apenas de eleger eu e o Miguel, mas de virar a página do abandono, da indiferença, da falta de compromisso, do empobrecimento, da perda da qualidade dos serviços públicos e iniciarmos juntos um novo capítulo da nossa história”, declarou.

Durante a convenção, a ex-deputada federal disse que está “entrando nessa campanha com a convicção de que vamos vencer”. “Nós teremos uma representação das forças políticas que defendem a igualdade, o princípio da justiça social, do respeito a todos os direitos, das forças comprometidas com a democracia desse país. No segundo turno, nós estaremos lá”, prosseguiu.

“Não estamos todas juntas no primeiro turno, mas marchamos do mesmo lado, construímos a unidade possível”.

“Não teremos um segundo turno com duas variações, duas matizes do bolsonarismo. Eu e o Miguel Rossetto estaremos no segundo turno e venceremos as eleições”, continuou.

A convenção confirmou a chapa com 37 candidatos e candidatas do PCdoB à vereança da cidade.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), enviou um vídeo dizendo ter “certeza que a caminhada eleitoral da nossa companheira Manuela D’Ávila, e com vice Miguel Rossetto, vai ser bonita, esperançosa, marcada pelas bandeiras justas daqueles e daquelas que acreditam que a cidade é um espaço que deve combater as desigualdades, propiciar oportunidades, chances, para todos, mediante políticas que consigam fazer com que o nosso país enfrente esses dramas sociais terríveis que nós temos”.

“Aqui no Maranhão estamos governando deste modo, procurando expandir os serviços públicos, espaços urbanos acessíveis, gratuitos e que se configurem como nós desejamos à vida de todos”.

“O resultado eleitoral será extraordinário, com uma belíssima vitória à altura da cidade de Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e o Brasil merecem”, concluiu.

Foi transmitido um vídeo com declaração de apoio de dezenas de artistas, entre eles Caetano Veloso, Chico Buarque, intelectuais, como o economista Eduardo Moreira, e políticos.

Na convenção, Manuela e Miguel conversaram, via videochamada, com moradores de Porto Alegre, como as moradoras da ocupação 20 de novembro, professoras, trabalhadores da saúde, militantes do movimento negro, entre outros.