No fim da noite deste domingo (5), em reunião na sede do PT, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, anunciou oficialmente a coligação do PCdoB com o PT na disputa presidencial, em chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula. Durante o encontro, a presidenta do PT, Gleisi Hoffman, informou o convite de Lula para que a deputada Manuela d’Ávila seja candidata a vice-presidente em sua chapa.

Na avaliação de Luciana Santos, o Brasil está diante de um cenário bastante complexo desde que o projeto nacional e popular foi interrompido através de um impeachment fraudulento. “Nesse sentido, as eleições ganham uma dimensão extraordinária. É exatamente nesse embate das eleições presidenciais que está a oportunidade de a gente retomar o projeto de desenvolvimento do país”, afirmou.

“E é por isso mesmo que nossas forças, com a responsabilidade de termos sido protagonistas sobre a liderança do PT no ciclo político de Lula e Dilma, nos 13 anos em que houve enfrentamento das desigualdades regionais, em que assistimos ao Brasil sair do mapa da fome, em que vimos a ampliação das universidades públicas e a expansão das escolas técnicas, que vimos, portanto, um período virtuoso de crescimento econômico e de inclusão social”. Para a presidenta nacional do PCdoB, é preciso reafirmar as diretrizes e compromissos, da retomada não só do que já existia, mas também com desafios novos diante de circunstâncias tão nefastas.

Luciana ressaltou que em menos de um ano e meio, o país sofreu um retrocesso muito grande e avassalador. “O Brasil não suporta essa agenda ultraliberal. É por isso mesmo, que entendendo a responsabilidade e a dimensão da batalha que a gente está travando, que o PCdoB desde o início defendeu a unidade mais ampla de todo o segmento de esquerda no Brasil”.

Para Luciana, “o ideal é que estivéssemos em uma frente mais ampla do que essa. Até mesmo com o candidato Ciro Gomes”. Mas, ela explicou que não foi possível e estão “fazendo o desenho da frente que foi possível construir até então, entendendo que será necessário um forte debate de ideias e um pacto de muita identidade programática das candidaturas do nosso campo, porque também temos a candidatura de Guilherme Boulos, do Psol”.

Segundo a comunista, a disposição da coligação é “fazer com que esse convite que o Lula e o PT fizeram a Manuela d’Ávila de percorrer o país nesse tempo todo, pregando a unidade e a necessidade de ter saídas para essa crise, desempenhando um papel extraordinário”. “Nós vamos fazer aquilo que nós nos pretendemos a fazer”, frisou.

“Manuela d’Ávila sempre disse que nunca foi o óbice a qualquer unidade política. Nós estamos construindo uma unidade que foi possível construir no primeiro turno, com a participação e a liderança da candidatura de Lula. E por uma circunstância objetiva, até que se defina as pendências legais desse processo todo, o porta voz Fernando Haddad, junto com Manuela d’Ávila vai percorrer esse país, debatendo ideias e fazendo com que nessa relação de 30 anos que nós temos com o PT, o PCdoB ocupe a vice-presidência na chapa. Nos honra muito. Temos certeza que vamos fazer um bom combate e um bom debate de ideias para vencer as eleições pela quinta vez consecutiva”, finalizou a presidenta nacional do PCdoB.