Maria Anikina (esq.) e sua amiga provam sorvete de brinde como apoio do Shopping GUM à campanha de vacinação 

A vacina Sputnik V está disponível a todos os russos, inclusive os turistas. Em janeiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o lançamento do programa de “vacinação em massa”.

Graças a essa medida, na Rússia, que ocupa o quinto lugar em quantidade de casos, houve, nos últimos dias, uma redução no número de infecções.

Mikhail Kostinov, chefe do Instituto Metchinikov para vacinas, atribui os números em queda a uma mistura de fatores: a vacina, o nível geral de assistência médica gratuita na Rússia e o fato das autoridades terem criado “hospitais de campanha” para lidar com o grande afluxo de doentes, informou a jornalista Emily Sherwin, em reportagem na Deutsche Welle.

O prefeito de Moscou Sergei Sobianin registrou que 600 mil pessoas já haviam sido vacinadas na capital, que tem cerca de 12 milhões de habitantes. A vacinação segue em ritmo crescente, com 200 mil vacinados nos últimos sete dias.

Já há cerca de 100 hospitais que aplicam a vacina em Moscou. A aplicação já começa a ficar disponível em outros vários pontos, incluindo centros comerciais e até uma casa de ópera.

O destaque da semana tem sido o posto de vacinação na histórica loja de departamentos GUM, na Praça Vermelha. Na loja de departamentos GUM, não há grandes filas para a vacina, mas um fluxo constante de pessoas – jovens e idosos – chega para recebê-la.

A Sputnik V está lá disponível desde 18 de janeiro. É grátis, não precisa marcar hora e o vacinado recebe um sorvete de chocolate grátis. O frio de -15ºC na capital russa, nesta sexta-feira (12), não inibe o consumo dessa iguaria. Ao contrário, com sabores cremosos especiais, o sorvete é muito consumido no inverno russo.

“A Rússia tem as melhores vacinas e o melhor remédio”, diz a jovem Ekaterina Avonina que relata ter contraído o coronavírus há seis meses e não quer ficar doente novamente. “Ontem estive aqui com minhas amigas e vi que elas estavam aplicando vacinas. E vim tomar a minha hoje”, assinalou.

Atualmente, a “Sputnik V” já está registrada na Rússia, Belarus, Argentina, Bolívia, Sérvia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Irã, República da Guiné, Tunísia, Armênia, México, Nicarágua, Republika Srpska (Entidade autônoma da Bósnia Herzegovina), Líbano, Mianmar, Paquistão, Mongólia e Bahrein.

“A ‘Sputnik V’ já teve registro para testes nos 26 países da União Europeia e deve receber autorizações em mais países da América Latina, Oriente Médio, África, Ásia e América do Norte nos próximos dias, em um ritmo que supera os planos de distribuição do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), organização responsável pelo financiamento do imunizante.

Os dados de pesquisas clínicas publicadas na revista The Lancet demonstram a alta eficácia e segurança da vacina, que também é uma das mais fáceis de transportar e de preço mais acessível. “A Sputnik V recebeu reconhecimento mundial como uma das principais vacinas com a qual a humanidade pode se proteger da infecção por coronavírus e retornar à vida normal”, disse Kirill Dmitriev, CEO do RDIF.