Cuba pode ser o único país latino-americano a produzir sua própria vacina contra a Covid-19

A vacina de Cuba contra o Covid-19, Soberana 02, está pronta para iniciar o teste clínico da fase 03 (última fase) com cerca de 44.000 voluntários na próxima semana, anunciou nesta quinta-feira (25) o Instituto Finlay.

Durante um encontro com a mídia estrangeira e nacional, o diretor da entidade, Vicente Vérez, mostrou o frasco com o produto para o início deste estágio dos testes nos municípios de Havana.

“A realidade de um sonho, Soberana 02 pronta para o início do ensaio clínico fase 3 em vários municípios de Havana. Outro marco da ciência cubana na época de Covid-19. Orgulho de todos …”, mensagem publicada na conta oficial no Twitter do Instituto Finlay.

Vérez confirmou recentemente que o país também se prepara para a produção de 100 milhões de doses da vacina, com as quais todos os estrangeiros interessados ​​no produto cubano poderão ser imunizados.

No encontro com os meios de comunicação, participaram autoridades do Centro de Imunologia Molecular (CIM), em cujas fábricas se realiza a escalada produtiva do antígeno RBD, da Soberana 02.

O diretor-geral da CIM, Eduardo Ojito, destacou que as capacidades e potencial produtivo dessa entidade permitiu produzir até agora as 340 mil doses da vacina candidata para esta nova etapa.

Na véspera, o Grupo Empresarial de Biotecnologia e Indústrias Farmacêuticas do país caribenho igualmente anunciou a produção em larga escala de outra vacina, chamada Abdala, a fim de garantir as doses necessárias para seu ensaio clínico também na fase 3, que deve começar em meados de março.

 

O processo com a Abdala, desenvolvido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), ocorre na fábrica de bulbos pertencente aos Laboratórios AICA.

Abdala já demonstrou segurança e imunogenicidade contra Covid-19. Seu ensaio clínico fase 2 teve início no dia 1º de fevereiro no hospital Saturnino Lora, na cidade de Santiago de Cuba, com cerca de 760 voluntários.

Segundo a Dra. Marta Ayala Ávila, diretora-geral do CIGB, os resultados do estudo fase 1, iniciado em 7 de dezembro, mostraram que o perfil de segurança e reatogenicidade do imunógeno foi favorável para as duas doses da vacina candidata estudada.

“Se os resultados de segurança e imunogenicidade forem corroborados, esta fase 2 será avaliada em março (o ensaio deve ser concluído até 15 de março), e estaremos nos preparando rapidamente para considerar uma fase 3”, disse a especialista.

No total, Cuba trabalha em quatro vacinas candidatas ao mesmo tempo, Soberana 01 e Soberana 02 de Finlay, e Abdala e Mambisa do CIGB. Este último é o único a administrar por via nasal.

Dessa forma, o país caribenho pode se tornar o primeiro país latino-americano a ter suas próprias vacinas contra a Covid-19.