País de 3,5 milhões de habitantes tem 73% de sua população vacinada com pelo menos uma dose

O Uruguai já tem 73% de sua população vacinada pelo menos uma vez e 64% dos uruguaios já tomaram as duas doses. Como resultado positivo deste esforço nacional, neste sábado (7) não houve registro de nenhum óbito pela pandemia, o que não acontecia desde dezembro de 2020.

Conforme anunciou o Sistema Nacional de Emergências (Sinae), instituição estatal responsável pelo registro e divulgação dos dados da pandemia, “hoje não houve óbito com diagnóstico de Sars-CoV-2 em nosso país”. O número de novos infectados ficou em 83 também neste sábado, quando ao final de maio o número de contagiados estava em torno de 4.000 por dia.

A campanha de vacinação começou há cinco meses, mas tem sido intensa e atingido um percentual alto no país de 3,5 milhões de habitantes. A maior parte dos imunizados recebeu vacinas Coronavac.

A vacinação acelerada também repercutiu em termos do número de internações: enquanto no pico da pandemia no Uruguai, em maio, havia 37 mil pessoas internadas devido ao vírus, no sábado o número de internados estava em 1.619.

O Uruguai chegou a ter um índice elevado de casos e mortes pela Covid e hoje totaliza 5.986 óbitos e 382.360 que contraíram a doença. Acontece que se em 15 de abril houve 79 mortes (um índice que, apesar de grave, foi bem menor que o do Brasil), nos últimos sete dias a média tem sido de três falecimentos por dia