Tabaré Vázquez foi prefeito de Montevidéu e presidiu o Uruguai por duas vezes

Tabaré Vazquez, ex-presidente do Uruguai, que ocupou o cargo por duas vezes, exercendo os mandatos de 2005-2010 e 2015 a 2020, faleceu na madrugada deste domingo (6). Ele lutava contra um câncer pulmonar.

Tabaré foi o primeiro a ser eleito pela Frente Ampla, que reuniu diversas forças progressistas e que rompeu uma hegemonia de longa data entre duas forças direitistas que se alternavam no poder: os partidos Nacional e Colorado.

Tabaré Vázquez também foi o primeiro da Frente Ampla a chegar a prefeito de Montevidéu em 1989.

“Com profunda dor comunicamos o falecimento de nosso querido pai”, afirma comunicado de seus três filhos Álvaro, Javier e Ignacio.

Seu filho, Álvaro Vázquez acrescentou, em outro comunicado, que ele faleceu “enquanto descansava em seu lar acompanhado de familiares e amigos”.

“Em nome da família, agradeço a todos os uruguaios o carinho recebido por ele ao longo de tantos anos”, acrescentou Álvaro.

O presidente atual, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, que venceu a Tabaré no último pleito, foi dos primeiros a se posicionar; “enfrentou com coragem e serenidade sua última batalha. Tivemos instâncias de diálogo pessoal e político que valorizo e que recordarei. Serviu a seu país e com base em seu esforço obteve conquistas importantes. Foi presidente dos uruguaios. O país está de luto. Que em paz descanse”.

A Frente Ampla anunciou que não haverá velório e que o enterro será um ato íntimo da família em meio ao esforço de se evitar a propagação do Covid, mas convocou os cidadãos a “acompanhar desde seus lares e através dos meios de comunicação, o cortejo que partirá da sede da Prefeitura de Montevidéu até o cemitério de La Teja, às 13:00”.

A FA também convocou os uruguaios a expressarem sua despedida cantando a canção “Defender a Alegria”, de Mario Benedetti e Joan Manuel Serrat, junto com um prolongado aplauso coletivo.

Segue o comunicado da Frente Ampla na íntegra:

Montevidéu, 6 de dezembro de 2020

A Presidência da Frente Ampla cumpre com o doloroso dever de informar que em consequência da doença que o afligia faleceu o Dr. Tabaré Vázquez, Presidente Honorário de nossa força política, ex-Presidente da mesma bem como Prefeito Municipal de Montevidéu e duas vezes Presidente da República.

Com a sua partida, o Uruguai perde um cientista destacado e um cidadão completo, o sistema político um protagonista central nas últimas três décadas, e a Frente Ampla perde um companheiro cuja liderança nos honra e compromete a seguir em frente.

Considerando as medidas sanitárias vigentes em nosso país para controlar a pandemia Covid-19, respeitando a vontade expressa pela família do  companheiro Tabaré Vázquez, valorizando os sentimentos de pesar e solidariedade da cidadania uruguaia como um todo e da Frente Ampla em particular, e como não haverá velório e o ato de sepultamento será de natureza familiar, instamos a acompanhar  desde suas casas e através dos meios de comunicação a procissão que sairá da esplanada da sede da Prefeitura de Montevidéu às 13 horas com destino ao cemitério de La Teja.

Aos que optarem por acompanhar o percurso em veículos (Av. 18 Julio, Paraguai, Av. Libertador, Av. De las Leyes, Av Agraciada, Av. Carlos M. Ramírez), solicitamos que o façam com medidas extremas de distanciamento físico, uso de máscaras, nenhuma aglomeração nas calçadas ou descida dos veículos, etc.

Às 21h convocamos de nossas casas nos despedirmos com o tema (Defenda a Alegria de Benedetti e de Serrat), após 5 minutos de aplausos.

A Frente Ampla abriu um livro de condolências em sua plataforma virtual (www.frenteamplio.uy) e assim que superada a atual emergência sanitária prestará a homenagem que o Companheiro Tabaré Vázquez merece e sua força política deseja e também merece homenagear-lhe. Porque honrar, honra.

A Tabaré o nosso agradecimento, à sua família o nosso carinho e solidariedade, aos frenteamplistas o nosso companheirismo, e a todas e todos  o nosso forte abraço.

Javier Miranda.
Presidente da Frente Ampla