A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) afirmou que “não foi apresentada qualquer evidência de fraudes em eleições brasileiras”

A entidade, que representa peritos da Polícia Federal, “defende a urna eletrônica e reconhece que se trata de um exitoso projeto de hardware e de software”.

“Ressaltamos nossa confiança no processo eleitoral, tendo a certeza de que o voto eletrônico trouxe importantes avanços, dentre eles o afastamento dos riscos decorrentes do voto em cédula”, acrescentou.

A nota diz ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organiza testes com as urnas eletrônicas para aprimorar o sistema e impedir que sejam violadas nas eleições.

A APCF divulgou a nota depois de Jair Bolsonaro ter intensificado a divulgação de fake news contra as urnas eletrônicas para atacar a democracia.

Ele fez uma live, com transmissão na TV Brasil, para divulgar vídeos falsos já desmentidos e disseminar desinformação.

Bolsonaro também atacou o TSE e seu presidente, o ministro Luis Roberto Barroso, alegando, sem apresentar provas, que eles estão envolvidos em esquemas de fraudes nas eleições de 2014 e 2018.

Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu, por unanimidade, para o Supremo Tribunal Federal (STF) investigá-lo.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, incluiu Jair Bolsonaro entre os investigados no inquérito das fake news.

Desesperado, Jair Bolsonaro ameaçou agir “fora das quatro linhas da Constituição” em resposta ao inquérito.