Lançamento aéreo de suprimentos em ajuda humanitária às aldeias indígenas Yanomami na região do Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, Oeste de Roraima, em paraquedas a partir do cargueiro KC-390 da Força Aérea Brasileira. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A UNEGRO (União de Negras e Negros Pela Igualdade) cumprimentou as entidades organizadas de favelas e de combate ao racismo, CUFA (Central Única de Favelas) e FNA (Frente Nacional Antirracista) pela ação de solidariedade aos povos Yanomâmis. A campanha se autodenominou A Favela com os Ianomâmis, numa demonstração da solidariedade de populações vulneráveis que sabem o que é sofrer de insegurança alimentar, conforme receberam a solidariedade durante 0.

Os indígenas do território demarcado em Roraima passaram o último período por profunda insegurança alimentar e sanitária, devido à invasão do garimpo ilegal na região e omissão do Governo Bolsonaro.

O dirigente da entidade, Edson França, destacou a importância simbólica única da ação de solidariedade das entidades em diálogo com os governos. Também demonstrou orgulho por ter feito parte da iniciativa e destacou o trabalho de Celso Atayde, Preto Zezé, Kalyne Lima e Marcio Lima.

Leia a íntegra do nota divulgada:

Carta manifesto de congratulação

São Paulo. 04 de fevereiro de 2023

A UNEGRO, União de Negras e Negros Pela Igualdade congratula a CUFA e FNA pela potente ação de solidariedade aos povos ianomâmis

A CUFA e a Frente Nacional Antirracista (FNA) provocados pelas denúncias sobre a crise humanitária abatendo sobre os povos ianomâmis cumpriram a decisão de ir à Roraima solidarizar-se com os parentes indígenas. Ao dialogar com representações dos três entes federativos (prefeito de Boa Vista, governador de Roraima e representação da Funai), com representações da sociedade civil e visitar áreas autorizadas pela Funai, elaborou um diagnóstico e assumiu compromissos com os povos ianomâmis.

Alimentação, água e saúde compõe o tripé mais sensível da crise humanitária que ceifa vidas ianomâmi. Por isso, a campanha “A Favela com os Ianomâmis”, chamada pela CUFA e FNA se comprometeu em: levar alimentação, considerando a especificidade da dieta alimentar dos povos ianomâmis e cestas básicas às aldeias adaptadas a nossa cultura alimentar; garantir acesso a uma tecnologia de purificação de água, de fácil manuseio; e construir dois postos de saúde num prazo de 90 dias, a contar de 01 de março de 2023.

Essa ação coloca a CUFA e a FNA entre as maiores iniciativas da sociedade civil em termos de solidariedade ativa, lembrando que essas instituições jogaram um importante papel na pandemia com as campanhas “Mãe de Favela” e “Panela Cheia Salva”, as campanhas “SOS Bahia” e “SOS Petrópolis”, em razão das catástrofes naturais provocadas pelas chuvas em 2022, onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas ou foram gravemente atingidas. A campanha “A favela com os ianomâmis” guarda importante simbolismo: a união/comunhão negra, indígena e popular em torno de uma pauta comum – a vida.

Em Brasília, a CUFA, FNA e UNEGRO se reuniram com seis ministros para dar a devolutiva e o diagnóstico sobre as ações existentes e as necessárias para embasar um plano de trabalho do governo na região. Essa iniciativa dá o mais profundo sentido ao objetivo dos compromissos da campanha: não fazer o papel do Estado, mas, também, não assistir sentados a morte dos ianomâmis presos ao abandono.

A UNEGRO se orgulha por compor essa iniciativa desde o início, parabeniza todas as mãos e inteligências que se comprometeram com esse maravilhoso trabalho, parabeniza todas as pessoas que contribuíram direta e indiretamente, desde os parceiros que fizeram grandes doações até aqueles e aquelas que deu como contribuição horas de seu trabalho carregando cestas básicas para as mais de cinquentas carretas que estão nas estradas a caminho de Boa Vista. Parabeniza a CUFA de Roraima que há dez anos atua no estado. Destacamos figuras humanas que deram sentido a esse fazer coletivo: Celso Atayde (fundador da CUFA), Preto Zezé (Presidente da CUFA), Kalyne Lima (Co-Presidenta da CUFA) e Marcio Lima (Presidente da CUFA Bahia).

Estaremos juntos, presentes nesse que consideramos um dos mais eloquentes gestos de respeito e solidariedade ao outro. CUFA e FNA simbolizam a força da sociedade civil na construção de um país solidário, diante de tanto ódio que ocupa os noticiários políticos. Chamamos os empresários, trabalhadores, toda gente do povo a somar fileiras na campanha “A favela com os ianomâmis”, pois além deles, presenciamos outra grave crise com a imigração venezuelana, que ameaça colapsar Boa Vista.

Juntos somos fortes!

Edson França