Foto: Tiago Alves

Sob os auspícios de setembro, chegamos mais uma vez à terra portuguesa, onde os laços de solidariedade nos trazem à, proporcionalmente, maior festa da esquerda e do progressismo nessa parte do velho continente, a Festa do Avante! Entre os dias 2 e 4 de setembro, o Partido Comunista Português (PCP) reunirá dezenas de milhares de pessoas, pelo 46º ano consecutivo, caminhando para meio século de cultura e celebração da vida e dos valores socialistas de Abril.

Será um grande encontro com shows musicais, palestras, gastronomia, exposições, atos políticos, produtos típicos de todo Portugal, estandes e representações de partidos comunistas e movimentos de esquerda de todos os cantos do mundo. O Avante! movimentará mais uma vez a Quinta do Atalaia, na região do Seixal, com o alegre lema de que “não há festa como essa” e atrações para o público de todas as idades.

Militantes, amigos e simpatizantes, passam os últimos dias de agosto a construir a Festa, muitos dedicam suas férias a esse momento e a juventude é protagonista nesse processo. É bonito de se ver o sorriso nos rostos sob o sol quente que assola a Europa, fruto do aquecimento global. Fazer parte desse momento único para a grande maioria é uma tarefa militante de que se orgulham muito.

Porém, além de promover a confraternização e a cultura, o evento terá como objetivo demonstrar a força de organização dos comunistas portugueses após as mudanças na conjuntura política do país, causadas pelas eleições legislativas do último mês de janeiro. Essa será a primeira Festa do Avante! após o fim da “Geringonça”, o apelido que se deu à coligação de esquerda que governou o país de 2015 a 2021. Foi um período marcante para a democracia portuguesa, com protagonismo do PCP que levaram o Partido Socialista (PS) do primeiro ministro Antônio Costa, a não abandonar alguns princípios fundamentais.

Esses foram anos de mudança em Portugal que atraíram a atenção da Europa e também trouxeram muitos brasileiros e brasileiras, em busca de mais direitos e mais qualidade de vida. Porém, recentemente, o país também passou a viver com a reação das forças conservadoras e inclusive com a ascensão da extrema direita e dos discursos de inspiração fascista, já conhecidos, infelizmente, no Brasil com a tragédia do governo Bolsonaro. O Chega! partido de orientação supremacista e ultraliberal conseguiu multiplicar a sua participação no parlamento português. Os partidos de esquerda perderam espaço e enfrentam agora novos desafios.

É nesse contexto que a Festa do Avante! vem para revigorar e reagrupar a militância do PCP e os movimentos sociais, com um importante ciclo de debates sobre os temas mais urgentes do país tais como a proteção aos salários, a luta das mulheres, a moradia, o meio ambiente.  Mas a festa também traz à pauta temas da esquerda mundial como a questão palestina, a emancipação na África, a atual situação da América Latina e do Brasil.

Neste ano de 2022, o PCdoB completou 100 anos e lançou também a sua própria festa, o Festival Vermelho, inspirado nessa longa construção do Avante! e da força cultural da esquerda portuguesa. Estamos aqui para aprofundar ainda mais esses laços e trazer um pouco da Festa do Avante! aqui para o Portal Vermelho, ao longo dos próximos dias.

Saudações comunistas d’além mar!

Tiago Alves Ferreira, da Festa do Avante