O Partido Comunista do Brasil chega ao seu centésimo primeiro aniversário como um dos protagonistas de um amplo movimento político que levou à vitória de Lula e derrotou a extrema-direita nas urnas e levará conquistas valiosas para o Brasil e à classe trabalhadora.

Por Luciana Santos*, Márcia Quintanilha e Gustavo Petta***

Nosso centenário, no ano passado, evidenciou o legado dos comunistas nas conquistas dos trabalhadores na CLT, na resistência à ditadura militar, Diretas Já e Constituição de 1988, pelo Fora Collor, na conquista de direitos dos anos 2000 e pelo Fora Bolsonaro, nos últimos anos.

A defesa de uma sociedade planejada e socialista em que o Estado garanta os direitos básicos à população – como educação, saúde, moradia, saneamento básico – em que toda riqueza produzida pela população seja compartilhada entre ela, superando um sistema que privilegia uma minoria em detrimento da grande maioria das pessoas. O partido acredita que chegaremos ao socialismo através de um projeto nacional desenvolvimentista fortalecendo e ampliando a democracia.

O novo governo Lula mostra uma cara arrojada para os desafios do próximo período e conta com a nossa presidenta, Luciana Santos, à frente do estratégico Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando para que o governo cumpra sua missão e seu programa de reconstruir o país.

Aqui, no estado de São Paulo temos a atuação do nosso deputado federal Orlando Silva prestando grandes contribuições ao país na defesa da democracia.  A nossa líder estadual, Leci Brandão, é uma parlamentar exemplar na Assembleia Legislativa. Seu mandato está a serviço das causas populares, dos trabalhadores e trabalhadoras, do povo negro, das mulheres, dos jovens e da população LGBTQIA+.

Em Campinas, o PCdoB cumpre um papel determinante nas lutas do povo desde a década de 1940, quando chegou na cidade. Do Largo do Rosário lotado para ouvir líderes do partido à luta nos sindicatos, associação de moradores e movimento estudantil, cada vitória da população campineira teve o apoio do partido.

Desde 1993, o PCdoB participa do parlamento campineiro de forma ininterrupta com os mandatos do ex-vereador Sérgio Benassi e do vereador Gustavo Petta cumprindo a missão de levar a voz da nossa população ao legislativo. Nas últimas eleições municipais, o PCdoB entrou para a história ao lançar a Dra. Alessandra Ribeiro candidata ao Palácio dos Jequitibás, a primeira mulher negra candidata ao cargo em Campinas.

Buscamos mais e novos vínculos com a luta do povo, a força germinal das mudanças e transformações; elevar de modo crescente na sociedade através da comunicação, sobretudo digital, a influência das ideias avançadas, progressistas, valores da solidariedade e do humanismo em contraposição ao discurso de ódio, racismo, misoginia, LGBTfobia e de destruição do meio ambiente do neofascismo bolsonarista; e, no curso, das batalhas para que o governo Lula reconstrua e transforme o Brasil, prosseguir a construção de um PCdoB cada vez maior, mais estruturado e influente.

Convidamos você que “é capaz de tremer de indignação perante cada injustiça que acontece no mundo” a se juntar a nós e nos honrar com a filiação ao PCdoB. Venha fazer parte desse coletivo militante aguerrido que atua tendo como bússola o Programa Socialista, por isto tem uma prática revolucionária, solidária e transformadora.

Viva o PCdoB!

*Presidenta Nacional do PCdoB
**Presidenta do PCdoB Campinas
***Vereador do PCdoB em Campinas
__

Edição: Bárbara Luz