Dulcinéia da Silva Lopes, de 59 anos, técnica de enfermagem do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, e a idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, foram as duas primeiras cariocas a receberem a vacina CoronaVac no Rio de Janeiro. Fotos: Eliane Carvalho.

Em 38o. lugar entre 52 países que mais vacinaram no mundo, Brasil soma um total de 28.543 pessoas vacinadas.

Quase 47 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, conforme aponta o balanço do projeto “Our World in Data”, mantido por pesquisadores da Universidade de Oxford. Tanto a Ásia (Índia, China, Singapura, Rússia, Turquia, Emirados, Oman, Arábia e Israel), quanto a América do Norte (México, EUA e Canadá) já vacinaram 17 milhões de pessoas. A América do Sul (Chile, Argentina e Brasil) apenas 263.153 e um único arquipélago da África, as ilhas Seychelles vacinaram sete mil pessoas.

O Brasil foi o último país a entrar para o atual mapa de 52 países que vacinam e se aproxima de 30 mil pessoas vacinadas, ultrapassando 13 outros países em total de vacinações. O governo de São Paulo iniciou a imunização no domingo (17), logo após a Anvisa aprovar por unanimidade o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca. Após pressão dos governadores de outros estados, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o início da vacinação na segunda-feira (18), a partir das 17h, em todo o país.

O Brasil na corrida para vacinar sua população

No entanto, o Brasil ainda é o 38o país em total de vacinações, dentre esses 52, e o último em percentual da população. Israel é o país com maior percentual de vacinados, 34%, seguido dos Emirados Árabes Unidos, 22%. A maioria dos países ainda tem percentual muito baixo de vacinação.

Em termos de PIB per capita, o Brasil está acima apenas da Sérvia e da Índia. Por outro lado, em termos de quantidade de leitos hospitalares por mil habitantes, o Brasil (2,2 leitos) supera oito países, sendo que os que contam com maior quantidade são a Rússia e a Alemanha com oito leitos.

O Brasil também é o 16o. país mais atingido por mortes de covid-19 desta lista. No topo estão a Bélgica, a Eslovênia e a Itália com maior proporção de mortos por população.

China e Rússia foram os países que começaram a vacinação primeiro em 15 de dezembro, seguidos de Israel no dia 19. Reino Unido e EUA começaram no dia 20, o Bahrein no dia 23 e o México na véspera de Natal. Antes do réveillon, apenas Alemanha e Itália vacinaram sua população, a partir do dia 27.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 15,71 milhões de doses aplicadas, embora seja o sexto em termos proporcionais (apenas 4,8% da população vacinada). Na sequência vêm China (15 milhões), Reino Unido (5,07 milhões), Israel (2,94 milhões) e Emirados Árabes Unidos (2,16 milhões). Itália, Espanha, Alemanha, Turquia e Rússia também estão na lista dos países que já vacinaram mais de um milhão de pessoas.

Os países que mais correm com a vacinação (maior número de vacinas aplicadas por dia) são EUA, Reino Unido, Índia, França, Israel e Turquia com mais de cem mil vacinações por dia.

Dos países que vacinam que estão com mais mortes por covid-19, proporcionalmente, o Brasil é o 16o. Os mais atingidos são Bélgica, Eslovênia, Itália, Checa e Reino Unido. Dos países com mais doentes, o Brasil é o 20o. país com vacinação. Checa, Luxemburgo, EUA, Eslovênia e Israel são os cinco com mais contágios.

(Por Cezar Xavier)