Descartada na Assembleia Legislativa, proposta é vista como agitação bolsonarista antidemocrática pela reitoria.

Um projeto de lei que pede a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi protocolado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A proposta causou polêmica, mas foi descartada pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT), nesta quarta-feira (26).

O projeto foi apresentado pelo deputado bolsonarista Anderson Moraes (PSL). Em julho do ano passado, ele teve contas vinculadas ao seu gabinete removidas pelo Facebook por criar perfis falsos.

Recentemente, o deputado obteve na Justiça uma decisão judicial que chegou a anular o decreto da Prefeitura do Rio que impunha medidas restritivas em meio à pandemia de Covid-19.

A Universidade sofre restrições orçamentárias sérias por descaso do poder público e é atacada por setores políticos de extrema direita, pelo corpo docente e discente que faz oposição ao presidente Bolsonaro.

O reitor da universidade se manifestou sobre o PL classificando-o de “estapafúrdio” com o objetivo de agitar “hordas radicais” contra a democracia.

Leia abaixo:

Diretoria de Comunicação da UERJ

Vimos, uma vez mais, repudiar o projeto de lei n. 4673/21 que propõe a extinção da Uerj e a transferência do seu patrimônio e alunos para a iniciativa privada, cuja tramitação às comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi publicada no Diário Oficial de hoje.

A proposta, tão inconstitucional quanto estapafúrdia, não merecerá apoio da esmagadora maioria da Alerj, que reconhece a importância da Universidade para a população fluminense e brasileira, para a educação, a ciência e a tecnologia de nosso país, constituindo-se no maior projeto de inclusão social e na maior agência de políticas públicas do nosso Estado.

A iniciativa visa a excitar hordas radicais, com propósitos eleitorais, sem qualquer compromisso com a democracia, com o progresso da ciência, com a educação, mas, como revela a própria destinação proposta aos bens da Universidade, a interesses inconfessáveis.

No entanto, os que querem a destruição da Uerj serão derrotados uma vez mais. Já estamos em articulação com o parlamento fluminense para que a proposta seja abortada.

A Uerj não será extinta porque ela muda a vida das pessoas para sempre!

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2021.

Ricardo Lodi Ribeiro 

Reitor

(por Cezar Xavier)