Camiseta continha "Glória aos heróis!", que junto com "Glória à Ucrânia!" era o lema dos nazis do país na 2ª Guerra

A Associação de Futebol da União Europeia (Uefa) exigiu que a Ucrânia retire das camisetas de sua seleção os dizeres “Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!”, por reproduzir o slogan dos colaboradores dos nazistas no país.

Embora os termos da Uefa ao exigir a retirada não façam menção aos colaboracionistas apontam para a “natureza política” da consigna e para seu “significado histórico e militarista”.

O governo da Ucrânia tentou minimizar a escolha do slogan de triste conteúdo histórico dizendo que a camiseta era “símbolo de unidade nacional”, como se o nazifascismo ou sua exaltação pudessem simbolizar tal “unidade”.

A medida da Uefa atendeu a uma solicitação da União de Futebol da Rússia, em respeito ao sofrimento imposto ao país que, junto com os demais integrantes da União Soviética, foram os mais duramente atingidos pela invasão nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

O mesmo slogan foi usado nas manifestações direitistas na Praça Maidan (incentivadas diretamente pelos EUA) que levaram à deposição do governo e a chegada ao poder de uma junta de ideologia nazista ao governo do país.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia saudou a medida da Uefa e acrescentou, nesta quinta-feira (10), que o “esporte não é um campo de batalha, mas um lugar de competição; não é uma arena política, mas atlética. Tornem-se heróis dos esportes e terão sua glória”.

A Ucrânia joga sua primeira partida da Euro contra a Holanda no domingo (13), em Amsterdã. A equipe também enfrentará Áustria e Macedônia do Norte no Grupo C.

A Rússia enfrenta a Bélgica, na estreia em casa, em São Petersburgo, neste sábado (12), antes de jogar com Dinamarca e Finlândia.