O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Felipe Salomão, atendeu na noite desta terça-feira (7) um pedido da Polícia Federal e determinou a suspensão dos repasses de recursos feitos pela rede social Gettr a blogueiros e influenciadores bolsonaristas investigados no inquérito das fake news, aberto pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

Em sua decisão, o ministro avalia que os blogueiros já atingidos pela decisão anterior, de 16 de agosto, mantinham na Gettr praticamente o mesmo conteúdo que já havia sido desmonetizado (remuneração) nas outras plataformas, como Facebook, Instagram e YouTube.

A Gettr é uma rede social semelhante ao Twitter criada por ex-assessores de Donald Trump para abrigar principalmente os influenciadores da direita. A plataforma foi desenvolvida depois da remoção dos perfis de Trump no Twitter, Facebook e Instagram. O ex-presidente dos Estados Unidos foi excluído dessas redes como punição por ter exortado seus seguidores a invadir o Capitólio na tarde em que seria feito o reconhecimento da vitória de Joe Biden sobre Trump nos votos dos delegados do Colégio Eleitoral americano.

O ministro do TSE comanda no órgão uma outra apuração, sobre as acusações infundadas do presidente Jair Bolsonaro acerca de fraudes eleitorais no Brasil, que atinge os mesmos personagens do inquérito das fake news.

Jason Miller, o dono da Gettr, foi porta-voz de Trump e um dos principais assessores de sua campanha fracassada à reeleição em 2020. Ele veio ao Brasil para participar da CPAC Brasil, conferência de conservadores organizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Miller se encontrou com Eduardo e seu pai, o presidente Jair Bolsonaro.

Ele ainda se reuniu com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ex-chanceler Ernesto Araújo e Filipe G. Martins, assessor de assuntos internacionais da Presidência.

Miller foi detido pela Polícia Federal para ser ouvidos no inquérito das fake news, conduzido pela delegada Denisse Rios.

Foi a delegada quem pediu ao TSE para estender ao Getrr a ordem que ele já havia dado ao Youtube para suspender os repasses de recursos pelos conteúdos veiculados pelos blogueiros e sites.

Salomão não só determinou que eles deixem de receber recursos pela audiência de seus canais e perfis, como também ordenou que a Gettr encaminhe ao TSE todos os ganhos que eles já tiveram com a exibição de seus conteúdos na plataforma.

Lista dos blogueiros e canais bolsonaristas atingidos pela decisão do ministro: Adilson Dini, Alberto Junio da Silva, Barbara Zambaldi Destefani, Camila Abdo Amaral Calvo, Emerson Teixeira de Andrade, Fernando Lisboa da Conceição, Folha Política, Jornal da Cidade Online, Oswaldo Eustáquio, Roberto Boni, Allan Lopes dos Santos, Marcelo Frazão de Almeida e pelo movimento Nas Ruas.