Com 100% dos votos apurados, Arce venceu com mais votos que todos os demais candidatos somados | Foto: Luis Gandarrillas - AFP

Com a contagem oficial de 100% dos votos, Luis Arce, do Movimento Ao Socialismo (MAS), é o novo presidente eleito da Bolívia, com 55,10% de preferência eleitoral. A data da posse ainda não está definida, mas deverá acontecer entre 30 de outubro e 14 de novembro.

Um total de 6.483.893 bolivianos compareceram às urnas no domingo (18), configurando uma participação eleitoral de 88,4% das pessoas com direito ao voto, segundo o informe do Tribunal Superior Eleitoral publicado em sua página oficial https://computo.oep.org.bo/. Os votos válidos foram 95%, os brancos 1,4% e os nulos 3,5%.

O candidato de Comunidade Cidadã (CC), Carlos Mesa, foi o segundo colocado, obtendo 28,83% dos votos, e ficou 27 pontos – quase a metade – abaixo de Arce.

Creemos, com Luis Camacho, como candidato, ficou em terceiro lugar, com 13,98% dos votos.

Pela legislação boliviana, só precisava ter 40% dos votos e uma diferença de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado para ser considerado vitorioso no primeiro turno. Arce teve quase o dobro.

Entre os bolivianos que votam no Brasil, 86,3% escolheram Arce.

Desde a divulgação dos resultados das pesquisas boca de urna, a vitória de Arce foi reconhecida por Mesa, pelo governo da presidente de fato Jeanine Áñez e pelos observadores internacionais. A OEA, também se manifestou e qualificou de “claro e contundente” o triunfo do MAS.

O presidente da Câmara dos Deputados, Sergio Choque, assinalou que deve ser o vice-presidente David Choquehuanca, que assumirá a presidência do Congresso, quem colocará a faixa presidencial a Arce, depois que seja escolhida a direção das câmaras de Senadores e Deputados.