Estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de junho de 2023 apontam que mais de 15 milhões de eleitores são filiados em algum partido político no Brasil. Destes, 398.075 mil são filiados ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Os números atualizados apontam que no comparativo com o mesmo período do ano passado, o país registrou queda no total de filiados, o Brasil contava com 16.161.796 milhões de eleitores com filiação partidária. Hoje, todos os partidos, exceto o Partido dos Trabalhadores (PT), seguem essa tendência de queda no número de filiações. Em comparação com junho de 2022, em que 402 mil eram filiados ao PCdoB, houve uma leve queda de 1%.

Agora, o PCdoB ocupa a 15º posição no quadro geral dos 33 partidos registrados no TSE. O MDB continua sendo o partido com mais filiações, com mais de 2 milhões associados, outras seis legendas têm número superior a um milhão: PT, PSDB, PP, PDT, União Brasil e PTB.

Outros partidos com menos filiados são: Solidariedade, PV, Patriota, Psol, Avanti, PMN, Agir, DC, PRTB e PRB. Outras sete legendas estão entre as menores do Brasil: Rede, Novo, PSTU, UP, PCB e o PMB. O Partido da Causa Operária (PCO) é o menor de todos, com 4.700 filiados.

PCdoB

Os dados apontam ainda que os associados ao PCdoB estão espalhados por 4.833 municípios brasileiros e 61 residem no exterior. No Brasil, 1.619 filiados tem registrado o nome social, no PCdoB esse número é 72.

Sobre os dados, a Secretária Nacional de Organização da sigla, Nádia Campeão ressaltou que o partido tem procurado acessar essa base ampla de quase 400 mil em um processo chamado de “revigoramento partidário”. Disse ela, “esta base deve participar do processo de revigoramento partidário. Nas organizações de base. É aí onde a gente consegue agregar o maior número de militantes ou filiados, de forma estruturada”, afirmou a dirigente ao Portal PCdoB.

Segundo Nádia, a orientação nacional fundamental nesse período é fazer uma busca ativa de contatos com esses militantes e filiados e incorpora-los a uma das organizações de base, comitês distritais, comitês municipais. Desta forma, “o filiado participa das diversas lutas que estão acontecendo no país, das atividades partidárias e vai ajudar muito nisso que nós estamos chamando de revigoramento partidário”, explicou.

Reunião dos Congressos Extraordinários PCdoB e PPL em SP, em 2019.

As estatísticas disponíveis no TSE traçam o perfil destes filiados que também seguem as características dos filiados no âmbito nacional. Confira abaixo:

Perfil dos filiados

Os registrados no PCdoB tem em sua maioria idade entre 45 a 59 anos (36.18%) e de 35 a 44 anos, são 38.919, ou seja, 25.82%. A legenda tem em sua maioria pessoas filiadas há mais de 10 anos e residentes, principalmente, nas regiões Nordeste (152.462) e Sudeste (137.054).

Ao contrário do eleitorado brasileiro que é formado em sua maioria pelo gênero feminino, 52,65% e masculino, 47,33%, quando o quesito é filiação partidária, o número de homens forma maioria, 54% e o gênero feminino é 46% do total.

No quesito gênero, no PCdoB, o percentual é o mesmo quando soma todos os filiados partidários. A maior parte das filiações na legenda, 214 mil são homens (54%), enquanto que 163.810 mil mulheres (46%) são filiadas à sigla.

O nível de escolaridade dos registrados no PCdoB difere um pouco do quadro nacional, a maioria dos filiados na legenda comunista tem o ensino médico completo (37%). Enquanto que nacionalmente, os que tem o ensino médio incompleto formam a sua maioria (26,5%) dos filiados partidários.

As estatísticas do TSE incluem ainda o estado civil das filiações partidárias. No Brasil, a maioria 7.187.454 são casados (45,5%) e no PCdoB, os solteiros formam a maioria: 53% dos filiados e filiadas, enquanto os casados são 38,01% do total.

Organização partidária

Encontro Estadual Sindical de SP. Nádia Campeão ao centro.

A secretária nacional ressaltou as ações partidária no sentido de organizar a militância para os desafios do país. Citou o debate que está ocorrendo em todo o país que envolve a militância comunista, como o processo da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, que está mobilizando todo o coletivo partidário, incluindo etapas municipais e estaduais até chegar na plenária final que acontecerá nos dias 4, 5 e 12 de agosto deste ano. E fundamentalmente, disse Nádia, vai acontecer no segundo semestre deste ano, o processo de realização das conferências ordinárias, municipais e estaduais do PCdoB que vai mobilizar os filiados e filiadas.

Campanha de filiação como prática permanente

Sobre ações que visam aumentar o número de filiados e filiadas, a secretária informou que a campanha de filiação do PCdoB deve ser uma prática permanente e realizada por toda a militância. “A direção nacional procura orientar o conjunto do partido para que filiações sejam uma prática permanente. Quer dizer, convidar lideranças, pessoas que se destacam na luta social, na intelectualidade e propor o ingresso ao partido.

Levando em conta ainda, ponderou Nádia, o trabalho mais massificado de filiações que pode ser realizado através dos programas de TV e Rádio, onde as lideranças políticas fazem o chamamento para novas filiações. Além ainda, destacou, “as tradicionais banquinhas do partido montadas em eventos, atos e manifestações. Mas sem dúvida nenhuma, durante o processo de conferências, é sempre um período privilegiado”, analisou.

Mulheres do PCdoB

Reunião do Fórum de Mulheres do PCdoB com a participação da presidenta nacional da legenda, Luciana Santos.

Sobre ações que visam a agregar à diversidade brasileira no processo de estruturação partidária, a secretária falou do papel de destaque das mulheres do PCdoB que estão presentes nos órgãos de direção, no parlamento e entre a militância comunista. Falou do grande êxito do PCdoB em ter realizado a sua 3ª Conferência Nacional para discutir a questão da mulher, entre outras ações feministas.

Bancada feminina do PCdoB na Câmara dos Deputados (2018 a 2022)

Nádia ainda sobre o processo de Conferência Nacional de Combate ao Racismo que deve ampliar a militância nessa frente de luta antirracista, lembrou do recente Encontro Nacional Sindical que reuniu mais de 300 militantes em Salvador (BA). A dirigente avalia “que as filiações no âmbito dos trabalhadores se farão presente com mais força daqui pra frente”.

Juventude

Nádia destacou a vitória do movimento ligado ao PCdoB que saiu vencedor da 59ª edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado neste mês em Brasília. E do Encontro Nacional de Juventude marcado para ocorrer no segundo semestre deste ano.

Manifestação da Juventude. 2021

Além da UNALGBT, uma organização do movimento LGBTQIA+, frente de luta do PCdoB, que discute a pauta de direitos e de combate à violência contra essa população.

“Isso tudo converge para que essa diversidade naturalmente esteja presente nas fileiras do partido e ajuda bastante no impulsionamento das diversas frentes”, completou a dirigente nacional.