Bolsonaro e Trump | Foto: Alan Santos (PR)

O governo dos Estados Unidos reduziu a cota de aço semiacabado que o Brasil exporta para aquele país sem pagar tarifas, conforme acordo firmado em 2018.

Em campanha à reeleição, Trump alegou queda de demanda no mercado dos Estados Unidos em razão da pandemia da Covid-19. A decisão vai reduzir em quase 83% o embarque dos produtos de aço semiacabado no quarto trimestre, segundo o Instituto Aço Brasil, entidade que reúne as siderúrgicas brasileiras.

Através de decreto, publicado na sexta-feira (29), Trump alterou o acordo entre os dois países sobre os limites definidos em 2018, para evitar que o país pagasse tarifa imposta a outras nações. Segundo o decreto, os EUA vão, até o fim de 2020, reduzir o limite “aplicável a certos artigos de aço importados do Brasil”.

O Brasil pode exportar 3,5 milhões de toneladas de aço semiacabado para os Estados Unidos por ano. Pelo acordo fechado em 2018, ficou determinado um limite de até 30% deste total por trimestre.

“Pelo acordo em vigor, o Brasil poderia embarcar 350 mil toneladas de produtos em aço semiacabado aos EUA no quarto trimestre, 10% da cota anual. Com o decreto, serão apenas 60 mil toneladas. O envio do restante será negociado em dezembro”, disse Marco Polo, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.