A vaia irrompeu assim que foi anunciada a presença do presidente Trump pelo som do estádio. (Montagem de Playboy.pt)

Ao comparecer a um dos maiores eventos esportivos dos EUA – uma etapa da grande final do beisebol – o presidente dos EUA, Donald Trump, foi recepcionado com uma sonora vaia, gritos de “prendam-no” e faixas de apoio ao impeachment. O vexame aconteceu no estádio do Washington Nationals, que enfrentava o Houston Astros, no domingo (27).

A vaia irrompeu assim que o sistema de som do estádio anunciou a presença de Trump, logo complementada pelo coro de “Lock him up” [Prendam-no], inspirado no grito preferido do presidente durante seus comícios, dirigido à oponente Hillary.

Um grupo de torcedores abriu faixa com os dizeres de “Impeach Trump”, também exibidos por dois veteranos de guerra na zona de lançamento, área permanentemente mostrada pelas câmaras de televisão.

O presidente bilionário estava acompanhado da esposa, Melania, e de notórios parlamentares republicanos, como o senador Lindsey Graham, e o deputado Matt Gaez, este, um dos protagonistas da tropa de choque que tentou na semana passada tumultuar os trabalhos do inquérito de impeachment na Câmara.

Ao contrário do que é habitual quando um presidente dos EUA comparece a uma das partidas da grande final do beisebol norte-americano, Trump não foi convidado para ir ao campo fazer o lançamento de abertura.

Distinção que coube a José Andrés, o popular chef hispano-americano conhecido por ajudar a alimentar milhares de pessoas vítimas de desastres naturais, do terremoto de 2010 no Haiti ao furacão Maria em Porto Rico, em 2017

E por, em 2015, ter abandonado planos de abrir um restaurante no Trump International Hotel, em Washington, em repúdio aos comentários ofensivos do então pré-candidato republicano contra os imigrantes mexicanos.

Foi o primeiro acontecimento desportivo a que Donald Trump assistiu ao vivo, em Washington, desde que chegou à Casa Branca. A vaia ocorreu horas depois de Trump se gabar da morte do chefe do Estado Islâmico, o terrorista Al Baghdadi, na Síria.

Na World Series, disputada desde 1903, se defrontam os campeões da Liga Nacional e da Liga Americana, com sete partidas. Ao final do quinto jogo, o Astros se mantém em vantagem sobre o Nationals.

_________________