Manuela escolheu sua foto favorita da campanha para comentar vitória na Justiça. Foto: reprodução

A candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila, obteve mais uma importante vitória na Justiça contra a onda de ataques e fake news que vem sofrendo nos últimos anos. Em decisão publicada nesta segunda-feira (9), a 161ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul determinou a retirada de 529.075 compartilhamentos de notícias falsas publicadas no Facebook,  envolvendo a candidata.

Os compartilhamentos correspondem a 50 links de postagens na plataforma, realizadas de 2018 para cá. Também foi determinada a derrubada de publicações no Instagram, Twitter e Youtube, contabilizando o total de 89 links ajuizados. A decisão foi assinada pelo juiz Leandro Figueira Martins e as plataformas têm 24 horas para tirar as postagens do ar.

“Hoje derrubamos mais de meio milhão de compartilhamentos de notícias falsas. Meio milhão. Vocês tem ideia do que é isso numa cidade com 1 milhão e 500 mil habitantes?”, disse Manuela em suas redes sociais.

Manuela destacou ainda: “A Justiça derruba, uma a uma, mentiras sobre minha vida, sobre minha família, sobre meu corpo. Quem financia? Quem distribui? Quem fomenta a baixaria? Que tanto ódio uma mulher como eu pode causar?”.

Na sequência da postagem, Manuela declarou: “Eu convido vocês para compartilharmos a verdade para cobrirmos a cidade com as nossas propostas, para semearmos esperança, para enterrarmos a política da violência e do ódio, para unirmos nossa cidade pra vencermos a desigualdade e as injustiças. Essas sim, nossas adversárias! Vamos vencer!!!!”.

Conforme a coordenadora de Redes da candidata, Marina Lopes, a batalha contra as fake news é uma constante. Com a proximidade das eleições desse ano, o volume de notícias falsas aumentou consideravelmente. “Lutamos por eleições limpas, livres de mentiras e das redes de ódio”, disse.

Por Priscila Lobregatte
Com campanha Manuela d’Ávila/Miguel Rossetto