Foto: Reprodução da internet

A Austrália elegeu, neste sábado (21/05), o seu primeiro Governo Trabalhista em quase uma década e Anthony Albanese como primeiro-ministro, substituindo a coalização conservadora de Scott Morrison. Albanese disse a apoiadores que os australianos “votaram por mudança”. Entretanto, ainda não está claro se ele pode assegurar a maioria. O líder de centro-esquerda jurou manter o povo unido, investir na área social e “pôr fim às guerras climáticas”. Depois de anunciada a vitória, Morrison agradeceu pelo “milagre do povo austríaco”.

No que tenha talvez sido o melhor turno eleitoral, o apoio também partiu dos Verdes e candidatos independentes concorrendo com plataformas climáticas. Eles poderiam exercer maior influência se o Trabalhismo falhar em assegurar 76 assentos na Câmara dos Deputados para governar da sua própria forma. No fim da noite, eles tinham 72 assentos ante 55 da coalizão.

Após ter sido considerado eleito, Albanese disse ser uma “honra extraordinária” liderar o país, sob aplausos arrebatadores da plateia na festa da vitória Trabalhista em Sydney. “A minha equipe Trabalhista vai trabalhar todos os dias para unir os australianos. E irei liderar um governo valioso do povo da Austrália”, disse.

Albanese, 59, começou reconhecendo os aborígenes e australianos ilhéus do Estreito de Torres, reiterando o seu compromisso em fazer um referendo, para que tenham voz no Parlamento – um conselho indigenista – em seu mandato de três anos. O Estreito de Torres é integrado por mais de 100 ilhas localizadas entre a Austrália e a Nova Guiné e que consideram-se parte da Melanésia.

Ele fez referência ao seu próprio começo humilde como o “filho de uma mãe solteira com uma pensão por invalidez, que cresceu em abrigos públicos”. E também agradeceu a Morrison por sua atuação como primeiro ministro, dizendo que ele tinha “muito simpaticamente me desejado o bem”.

Albanese vai viajar a Tóquio na segunda para um encontro com líderes do Japão, Índia e Estados Unidos. Como estará representando a Austrália como primeiro-ministro, fará o juramento para o cargo rapidamente, talvez ainda na manhã de domingo.

Um dos políticos que por mais tempo têm mandatos na Austrália, Albanese foi primeiro-ministro por um breve período substituindo Kevin Rudd em 2013 e tem sido o favorito da ala mais à esquerda de seu partido. Desde que se tornou líder da oposição em 2019, posicionou-se mais próximo do centro.

Este texto é uma tradução e edição dBBC News  com informações da ABC News