Faixas da torcida do Estrela Vermelha denunciam crimes contra Cuba, Vietnã, Iraque, Iugoslávia, entre outros

A torcida do Estrela Vermelha, clube de futebol da Sérvia, realizou uma vibrante manifestação nesta quinta-feira (17) durante a partida com o Rangers, da Escócia, contra a intervenção dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Ucrânia e em favor da paz.

Na disputa pelas oitavas de final da Liga Europeia, no seu Marakana, os torcedores sérvios recordaram “Vietnã 1961”, “Iraque 1991” e “Síria 2011”, como alguns dos povos da longa lista de países vítimas de agressões, intervenções ou golpes dos EUA e da Otan ao longo da história. Escritas em inglês com letras gigantescas em vermelhos, as palavras ganharam a internet e o planeta.

A sua amada Iugoslávia, que caiu após um gigantesco e ininterrupto bombardeio, com posterior intervenção militar responsável pela fragmentação territorial, em 1999, e o Brasil, pelo golpe de 1964, foram igualmente citados e viralizaram.

No final do protesto, somando mobilização e reflexão, os torcedores cantaram “Give Peace a Chance”, de John Lennon e ergueram sua mensagem: “Tudo o que estamos dizendo é que deem uma chance à paz”.