O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), marcou presença no 9º Encontro Sindical Nacional do PCdoB. “Bem-vindos à Bahia. A Bahia é de todos os santos, de todos os orixás e de todos nós”, afirmou Jerônimo do ato político do Encontro, na noite desta sexta-feira (16), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador (BA).

“A missão do Partido Comunista e de outros partidos do campo da esquerda não é fácil, mas temos muita confiança no PCdoB. Precisamos desde já lutar para eleger boas bancadas nas eleições municipais de 2024”, disse o governador. Entre as virtudes dos comunistas – que estão na base no governo baiano –, Jerônimo destacou “a maturidade, a destreza e a coragem”.

Ao analisar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial do ano passado, o governador ressaltou o peso da formação de uma ampla frente democrática. Segundo ele, com a posse de Lula, “somos chamados a outra missão e precisamos buscar ainda uma grande frente”. Essa tarefa fica ainda maior após episódios como a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.

Para Jerônimo, os movimentos sociais, o sindicalismo e os partidos políticos precisam cobrar mais a gestão federal. “É importante dar sustentação ao governo Lula e preservar a autonomia de cada entidade – mas é fundamental puxar a corda para o campo da gente”, afirma. “O Brasil está aguardando as mudanças. Só o fato de estarmos no governo não é suficiente.”

O discurso de Jerônimo se voltou também para seu próprio governo. “Milhões de pessoas, a este horário da noite, não comeram nada. Só na Bahia, há 1,8 milhão de pessoas nessa situação, e eles serão a prioridade da nossa gestão”, declarou.

Com o compromisso de “olhar mais para quem está fora do sistema”, Jerônimo disse que seu governo trabalha para fortalecer políticas públicas voltadas a segmentos como os indígenas, os quilombolas e os sem-terra. “Não são pessoas invisíveis. Nós sabemos onde essas pessoas estão e temos o dever de melhorar suas condições de vida.”

Otimista, Jerônimo citou Belchior ao dizer que “o novo sempre vem”. De acordo com o governador, “a história está marcada e o novo sempre tem que vir” – na Bahia e no Brasil. “Vamos adiante. Viva o PCdoB e viva o movimento sindical”, concluiu o governador.

Mediado por Nivaldo Santana, secretário nacional Sindical do PCdoB, o ato político do Encontro contou com a participação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e da superintendente Regional do Trabalho da Bahia, Fatima Freire. O Comitê Central do PCdoB foi representado pela secretária de Organização, Nádia Campeão, e pelo secretário Institucional, Márcio Cabreira.

Também participaram da mesa os presidentes do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, e do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, além do presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo. O Encontro prossegue neste sábado (17).