Tanques embarcam de volta para suas unidades

Moscou ampliou nesta sexta-feira (18) a retirada de aviões bombardeiros, tanques e soldados da região fronteiriça da Ucrânia.

Conforme informou o Ministério da Defesa russo, as forças continuam retornando às suas bases após terem concluído o exercício de treinamento planejado da região de Nizhny Novgorod. Um porta-voz da frota russa confirmou que 10 bombardeiros Su-24 seguiram para bases no interior da Rússia. “Outro trem militar com soldados e material que pertence a unidades de tanques do exército do distrito militar do oeste retornou para suas bases permanentes”, acrescentou o Ministério.

Na contramão, os Estados Unidos enviaram na quarta-feira (16) caças F-35A Lightning II, implantados em Binseld, na Alemanha, na base aérea de Spangdahlem, para “deter a agressão” russa, em meio à tão propalada invasão da Ucrânia. Seria tudo para “reforçar a prontidão para a defesa coletiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”.

Desmentido Russo

As operações militares russas, todas elas em território nacional, desmentem qualquer projeto de “invasão da Ucrânia”, como os representantes dos EUA vêm propagandeando há semanas, inclusive utilizando-se da mídia belicista para incentivar a confrontação.

A fim de garantir a paz e o fortalecimento do processo de pacificação, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que supervisionará as manobras militares que envolvem forças nucleares.

“Neste sábado (19), sob a direção do comandante supremo das Forças Armadas russas, Vladimir Putin, será organizado um exercício – também conforme planejado – das forças de dissuasão estratégicas, quando serão realizados disparos de misseis balísticos e de cruzeiro”, confirmou o Ministério da Defesa. O treinamento também contará com a participação de tropas do distrito militar Sul, das Forças Aeroespaciais, das Forças Estratégicas e das frotas do Norte e do Mar Negro.

Diferentemente do expansionismo dos Estados Unidos e da OTAN, o objetivo dessas manobras é “testar o nível de preparação” das forças envolvidas e a “confiabilidade das armas estratégicas nucleares e não nucleares”, sublinhou a Rússia. Para demover pelo poder de dissuasão a empreitada do inimigo, as forças russas estão equipadas com mísseis de alcance intercontinental, bombardeiros estratégicos de longo alcance, submarinos, navios de superfície e aviação naval equipados com mísseis convencionais de longo alcance.