Distrital da zona noroeste de São Paulo: apoio à candidatura do deputado Orlando Silva à prefeitura

O movimento das bases do PCdoB no Sudeste e no Sul vem sendo registrado pelos camaradas que comparecem às conferências municipais e distritais do partido – que aliás são realizadas em todas as regiões do país.

No Sudeste e no Sul, o projeto eleitoral para 2020 é parte central dos debates, com a indicação de candidatos e candidatas a vereador e também à prefeitura de muitas cidades. Como não poderia deixar de ser, os desafios do país e do partido fazem parte de cada conferência, com análises da conjuntura política e a avaliação da atuação do PCdoB no último período. Na oportunidade, são eleitas as diretorias locais. Os conferencistas também escolhem os delegados para as conferências estaduais e aprovaram as resoluções políticas dos Comitês do partido.

Apresentamos a seguir um breve resumo do que circula nas redes e ajuda a entender o movimento do partido na região.

SUDESTE

São Paulo

Distrital Centro de São Paulo

O PCdoB da Capital paulista realizou sua Conferência Distrital do Centro no dia 1º de novembro, com a presença de 80 pessoas de distintos bairros e segmentos de atuação, com destaque para a juventude, as mulheres e os camaradas que vieram do Partido Pátria Livre (PPL), recentemente incorporado ao PCdoB.

Em pauta, os rumos do país sob o autoritarismo bolsonarista. O PCdoB prega união de forças para defender a democracia e a Constituição do país, conforme ressaltou o dirigente estadual do partido Rodrigo Carvalho.

O presidente do partido na cidade, Wander Geraldo, apresentou o projeto político-eleitoral para 2020, com a pré-candidatura do deputado federal Orlando Silva para prefeito de São Paulo. A chapa de candidatos a vereadores já conta com mais de 70 nomes. Alguns, como Carina Vitral, Mariana Moura, Railídia Carvalho, Márcio Bico, Valkíria Santos e Fabiano Avelino Pavio, participaram da conferência. O partido pretende priorizar o combate à pobreza e estimular o desenvolvimento econômico e social da cidade, principalmente nas regiões que mais precisam da ação do poder público.

A Conferência, que equivale a uma convenção partidária, reelegeu Márcia Saraiva para a direção regional. Os demais 18 integrantes são Alcinéia Silva, Anderson Bahia, Bárbara Louzada, Bárbara Quenca, Carina Vitral, Cláucio Somora, Francisco Freitas, Maria de Lourdes de Freitas, Maria do Amparo Oliveira, Márvia Scárdua, Monique Lemos, Railídia Carvalho, Rarikan Heven, Rogério Nunes, Romilda Almeida Correia, Sueli Scutti, Ulisses José Ramos e Wellington Francisco, totalizando 12 mulheres.

A militância também escolheu os representantes titulares e suplentes da região central que vão participar da Conferência Municipal do partido, no dia 9 de novembro.

(com informações de Sueli Scutti e fotos de Alcinéia Silva e Caroline Beraldo)

Distrital Noroeste

No Noroeste da capital paulista, quase 140 pessoas participaram das assembleias de base e da conferência distrital, esta realizada em 1º de novemebro. Foi eleita a nova direção regional, com 22 membros (sendo cinco camaradas egressos do PPL). O Partido já conta com dez pré-candidatos a vereador na região, além de apoiar com entusiasmo a pré-candidatura de Orlando Silva a prefeito.

Os novos dirigentes estão encarregados de promover a divisão do atual distrital em dois: o PCdoB Freguesia/Brasilândia e o PCdoB Casa Verde/Cachoeirinha, o que deve acontecer em conferência extraordinária, prevista para fevereiro de 2020.

No final dos trabalhos, a Conferência do PCdoB Noroeste homenageou os camaradas Benedito Cintra, Lídia Corrêa e Nivaldo Santana – três ex-parlamentares que muito fizeram pela região. (foto: Lucas Alkaid)

Minas Gerais

João Monlevade

A conferência de João Monlevade, realizada no último sábado (2), marcou a reestruturação do partido e discussão do programa e de táticas eleitorais para a cidade em 2020. Compareceram muitos pré-candidatos que vão compor a chama para vereador.

Os monlevadenses receberam José Carlos Arêas, do comitê estadual, que abriu o debate de conjuntura, sendo complementado pelo psicólogo Elizeu Assis, que secretariou a conferência. Os comunistas destacaram os prejuízos da agenda ultraliberal do governo Bolsonaro, bem como seus reflexos no município.

“O debate acrescentou muito, abriu minha mente. Senti firmeza na luta contra o autoritarismo e na defesa de direitos sociais e políticos”, opinou Pedro Henrique Venâncio, estudante e presidente municipal da União da Juventude Socialista (UJS).

A cidade enfrenta ações autoritárias da prefeitura e câmara de vereadores, com destaque à aprovação em primeiro turno de uma medida que impede o livre uso e ocupação dos espaços públicos da cidade e proíbe expressamente qualquer manifestação política. Além disso, munícipes têm sido impedidos de ocupar a tribuna da câmara de vereadores apoiados em regimento interno que atenta contra as liberdades democráticas.

(Com informações de Phillipe Pesosa e do CM João Monlevade (MG))

Araçuaí

No último sábado (2), o PCdoB de Araçuaí realizou sua conferência municipal e a eleição da nova diretoria do Comitê Municipal: Geraldo Magela (presidente),  Silvana Ferreira (vice-presidente), Eliene Alves (Secretária de Organização), Cristalino (Secretário de Finanças), Darly (Secretário de Juventude), Leandro Rodrigues (Secretário de Formação e Comunicação), Clemente (Secretário de Movimentos Sociais), Lucia Andreia (Secretária de Mulheres).

Participaram Francisco Rubió (Comitê Central) e Richard Romano (secretário estadual de organização). Os quadros reforçaram a importância de organizar uma frente ampla e democrática visando o fortalecimento social ante as adversidades da conjuntura nacional e estadual.

Os militantes conversaram sobre os verdadeiros propósitos do PCdoB e a trajetória quase centenária do partido. Também debateram estratégias para as eleições de 2020, visando também a organização para 2022 e declaram que é fundamental fortalecer a organicidade do partido em todos níveis.

(Com informações do CM de Araçuaí)

Rio de Janeiro

Saquarema

Sábado (26) foi dia de conferência para os comunistas de Saquarema, Região dos Lagos.  Foram discutidos os documentos da direção estadual, o pleito eleitoral de 2020, análise de conjuntura nacional e estadual, destacando a necessidade da resistência às políticas tanto de Bolsonaro quando do governador Wilson Witzel (PSC).

Foram reunidas quatro bases no processo de Conferência, com foco nas áreas onde o PCdoB lançará candidatos a vereador.

Ao final foram eleitos os delegados à Conferência Estadual do PCdoB e a camarada Malvina foi reconduzida à presidência do partido. Os demais companheiros e companheiros da direção local também foram escolhidos.

Angra dos Reis

No Sul do estado do Rio de Janeiro, os camaradas de Angra dos Reis se reuniram em 19 de outubro para a Conferência Municipal do PCdoB. No biênio 2019/2021, Jane Moté será a presidente do Comitê Municipal, e os secretários são os seguintes: Leomárquia Gonçalves (Organização); Cláudia Nogueira (Comunicação, Formação e Propaganda); Lousimar Polidoro (Movimentos Sindicais); Leonardo Bastos (Movimentos Sociais e Populares); Wagner Marins (Institucional e de Políticas Públicas); Raimundo Rodrigues da Silva (Igualdade Racial); Ivanilda Ricardo de Oliveira (Mulheres) e Richard Marx (Juventude). Os membros do pleno: Marcelo de Brito e Yana Santana.

Petrópolis

O PCdoB de Petrópolis realizou a Conferência Municipal, na Câmara de Vereadores, no último sábado (2). Participaram os membros das diretorias estadual e municipal, além da militância do município, empenhados no lançamento da pré-candidatura da professora Lívia Miranda à prefeitura. Ela é docente da rede municipal na área da Educação Inclusiva.

Foi aprovada a Carta de Petrópolis, que conclama a união da população para a construção coletiva de soluções aos problemas enfrentados localmente e para o enfrentamento ao ódio, à intolerância e ao autoritarismo.

Depois da conferência, representantes de nove partidos, de diversos espectros políticos, entre eles PCB, PSOL, PT, PSD, PCO e PV, e 15 movimentos sociais atuantes em várias frentes, juntaram-se ao PCdoB em um Ato Público que somou cerca de 120 pessoas, com destaque aos moradores de comunidades locais que reivindicam o direito à moradia. O grupo firmou compromisso pela formação de uma Frente Ampla Democrática em oposição ao governo do prefeito Bernardo Rossi (MDB-RJ).

(com informações da secretaria de comunicação do PCdoB de Petrópolis)

A pré-candidata, Lívia Miranda, e o presidente estadual, João Batista Lemos


Japeri

A 15ª Conferência Municipal do PCdoB Japeri, realizada em 26 de outubro, contou com a presença de filiados e militantes, incluindo a camarada Bartiria, representando o Comitê Estadual e o camarada Igor Bruno, representando o gabinete da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB). A Dra. Fernanda Ontiveros (PDT), pré-candidata à prefeitura de Japeri em 2020 e parceira do PCdoB, também compareceu. Os comunistas de Japeri, município da região metropolitana do Rio, debateram a conjuntura nacional e internacional, além de estratégias para o fortalecimento do PCdoB em âmbito local. Foi com esta missão que os conferencistas realizaram a eleição da sua direção para o próximo biênio.

Nova Iguaçu

O PCdoB de Nova Iguaçu escolheu um domingo (27/10) para realizar sua conferência municipal. A mesa de abertura contou com a presenças de representantes de diversos partidos – PSB, PT, PCB e PSOL – além do representante do diretório estadual do PCdoB, Paulo Sergio. Também participou representante do mandato da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) e o deputado estadual Max Lemos (MDB).

Todos defenderam uma Frente Ampla Progressista, para enfrentar as forças retrógradas que tem assolado a política no Brasil, e, com isso, possa fazer Nova Iguaçu voltar a crescer. Os debates seguiram com a participação de camaradas da direção estadual e análises de conjuntura. Os comunistas de Nova Iguaçu aprovaram por unanimidade uma série de ações e diretrizes para o próximo período. Entre outros pontos, destaque para a construção de uma frente ampla no município; a eleição de vereador no próximo ano e a implementação de uma política consistente de filiação. Foram feitas as eleições para a direção do partido localmente, sendo escolhido o camarada Silvio Nunes como presidente.

Cardoso Moreira

Os camaradas de Cardoso Moreira, Norte Fluminense, decidiram em sua conferência municipal organizar uma chapa para vereadores do PCdoB em 2020. A direção local do partido escolheu Fátima Suely, liderança do movimento de mulheres na cidade, como presidente.

Belford Roxo

A Conferência Municipal do PCdoB de Belford Roxo revelou um partido rejuvenescido e preparado para o desafio eleitoral de 2020. Além da eleição da nova direção, com a recondução de Luiz Alberto à presidência do PCdoB, foi decidido que o camarada Francisco de Assis Freitas, o Assis, é o pré-candidato do partido à prefeitura local. Vários pré-candidatos a vereador participaram da conferência e a construção da chapa segue firme.

O PCdoB de Belford Roxo pretende construir um projeto inclusivo, de desenvolvimento, de geração de oportunidades na cidade. Um destaque da conferência foi a participação da militante Dona Célia, que tem uma vida de atividade pela construção da UBM e do PCdoB em Belford Roxo.

Macaé

Mais de 60 filiados em cinco bases diferentes, incluindo filiados oriundos do PPL, participaram do processo da Conferência Municipal do PCdoB em Macaé. Contando com a presença do presidente da Câmara Municipal na mesa da conferência, o partido demonstra que tem respeito institucional na cidade. Também prestigiaram a conferência o vereador e dirigentes do PT. A conferência foi encerrada com chave de ouro, com a filiação de um jovem militante pelos direitos das pessoas com deficiência.

Bom Jesus do Itabapuana

A Conferência Municipal do PCdoB de Bom Jesus do Itabapoana demonstrou a força do processo de reestruturação local com o lançamento de candidatura própria para a prefeitura, o que não aconteceu nos últimos dois pleitos. O camarada Evaldo Valério aceitou este desafio. Participaram líderes de movimentos sociais, do Psol e do PT, reforçando a tese pela unidade das esquerdas e demais seguimentos políticos e partidários do campo progressista.

As pautas de debate foram os retrocessos gerados pelo governo Bolsonaro e a escalada autoritária e sanguinária promovida pelo governador do estado, Wilson Witzel (PSC).

Os camaradas destacaram as manifestações do agora vice-presidente da legenda, Lucas Del Rei, sobre as arbitrariedades de Witzel, do professor Luciano Rezende, sobre a relevante história e trajetória do PCdoB, quase centenário, e dos militantes Nilta Leal e de Rogério Lima, alertando sobre a nocividade da onda de intolerância política e repudiando o desmonte do ativo nacional.

Araruama

PCdoB Araruama realizou Conferência Municipal na Câmara dos Vereadores na última sexta-feira (1). O evento foi marcada pela presença de integrantes oriundos do PPL, recém-incorporados ao PCdoB, e pela apresentação de vários pré-candidatos(as) a vereadores.

Entre os destaques estão o debate sobre conjuntura nacional, estadual e municipal, que registrou os desastrosos governos de Bolsonaro, Witzel e da prefeita Lívia de Chiquinho (PDT). Os camaradas aprovaram por unanimidade a oposição irrestrita ao atual governo municipal. Foram eleitos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual em novembro e a nova e ampla direção do partido, que reelegeu José Santiago como presidente do PCdoB Araruama.

Na oportunidade, Oto dos Santos, presidente da Fetagri e vice-presidente da CTB-RJ, foi homenageado por décadas dedicadas à militância.

SUL

Rio Grande do Sul

Erechin

O PCdoB de Erechin realizou a Conferência Municipal na última terça-feira (5), com a presença do presidente estadual da legenda, Juliano Roso. Os comunistas escolheram os delegados que vão à conferência estadual, marcada para o próximo dia 23, além da nova direção no partido na cidade.

O novo presidente do PCdoB de Erechin é Júlio Dornelles. Os outros camaradas eleitos são Magda Schmitt (vice-presidenta), Rudi Piana (secretário de organização), Giulianno Olivar (secretário de comunicação), Ariane Pasuch (secretária de finanças) e Fabrício Biazin (secretário de formação).

“Nosso partido deseja uma transformação da sociedade. Já estamos elaborando várias frentes de trabalho para o pleito do próximo ano, muitas ideias estão sendo elaboradas e analisadas. Mas já podemos garantir que esta gestão marca uma nova era no PCdoB erechinense”, afirmou o novo presidente. Hoje, o PCdoB já conta com uma vereadora em Erechim, Sandra Picoli.

“Quando a população perceber que estamos do mesmo lado do trabalhador, que defendemos a democracia, os direitos e combatemos a desigualdade, será muito mais fácil recuperar a confiança das pessoas”, ponderou Dornelles, que garantiu que “pensar no coletivo” será o lema de sua gestão.

 

Colaborou: André Cintra

(Atualizada em 07/11/2019, para inclusão de informações)