“Submarino nuclear norte-americano saiu a alta velocidade”, informou MRE da Rússia

Submarino nuclear dos EUA foi localizado em águas territoriais russas, perto das Ilhas Curilas. A nave teve que sair fora sob pressão da Marinha da Rússia.

“Ao cruzar fonteiras da Rússia, o submarino norte-americano ignorou o aviso expedido pelas naves russas”, anunciou o Ministério da Defesa russo, no sábado (12).

“Em conformidade com os documentos orientadores sobre a defesa das fronteiras marítimas da Federação da Rússia, a tripulação da fragata russa Marshal Shaposhnikov da FP [Frota do Pacífico]aplicou os meios apropriados“ contra a nave, indica a informação do Ministério da Defesa russo, acrescentando que o submarino dos EUA usou um simulador autopropulsado para evitar o alcance nos radares, antes de abandonar o local a grande velocidade.

A tripulação da fragata teria advertido o submarino da classe Virgínia dos EUA em russo e inglês de que havia entrado em águas territoriais russas, mas seu aviso foi inicialmente ignorado.

Como frisou o comunicado, a Frota do Pacífico da Rússia está conduzindo manobras navais, e segue controlando o ambiente marítimo para impedir a violação das fronteiras territoriais do país.

O Ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, revelou ter convocado o adido militar americano na região para discutir a violação, informou a agência russa RIA.