O governo de Vladimir Putin enviou um avião das Forças Aeroespaciais da Rússia, em direção aos Estados Unidos, com equipamento médico, especialmente um carregamento de máscaras. A informação é do Ministério de Defesa do país, na quarta-feira.

A iniciativa com ajuda para os trabalhadores sanitários estadunidenses em sua luta contra o coronavírus foi anunciada, na terça-feira (31), pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Ele acrescentou que Moscou também mantém “interação” com Pequim, sublinhando que a crise sanitária atual “é de natureza global” e “afeta a todos sem exceção” e, por esse motivo, “não existe uma alternativa à atuação conjunta em um espírito de associação e de assistência mútua”.

O líder russo e o presidente Donald Trump mantiveram no início desta semana uma “longa conversa telefônica” na qual compartilharam sua “séria preocupação pela magnitude da propagação do coronavírus no mundo”, disse Peskov. A possível assistência de Moscou foi um dos temas abordados.

A notícia ficou pública um dia depois de Trump falar em coletiva de imprensa que a Rússia, China e “outros países” enviariam ao território norte-americano equipamento médico para minimizar a propagação da pandemia de covid-19, mesmo quando as autoridades russas ainda não haviam anunciado nada sobre a questão.

A atitude está sendo vista como reconhecimento de que os EUA estão em um quadro desesperador.

Os Estados Unidos superaram a barreira de 4 mil mortes nesta quarta-feira (1º), número que dobrou em apenas três dias, de acordo com o balanço da Universidade Johns Hopkins. O país registra 199.092 casos de Covid-19. Depois de minimizar em um primeiro momento o impacto da doença, o presidente Donald Trump advertiu aos americanos que as próximas duas semanas “serão muito dolorosas”.

A Rússia, onde o Covid-19 matou até agora 27 pessoas e contaminou mais de 2.700, enviou na semana passada aviões com virologistas, equipamentos médicos e de laboratório, além de sistemas de desinfecção móveis para a Itália, onde a Covid-19 matou mais de 12.400 pessoas.