Imagem: arquivo PCdoB

A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nesta segunda-feira (21) uma nota em solidariedade ao povo cubano, que enfrenta uma grave crise energética e os efeitos devastadores do furacão Oscar.

A nota destaca a urgência do fim do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, que há mais de seis décadas impacta negativamente a economia e a vida da população cubana. O PCdoB reafirma seu compromisso em buscar apoio e assistência ao povo cubano, enfatizando a importância da soberania e autodeterminação de Cuba.

Abaixo, segue a nota na íntegra.

Cuba e seu povo precisam de nossa solidariedade

O povo cubano atravessa, nos últimos dias, uma situação extremamente dramática e absolutamente evitável, não fosse o brutal bloqueio econômico que sofre há mais de seis décadas.

Desde o dia 18 de outubro último, uma instabilidade energética, causada por falha na Termelétrica Antonio Guiteras, produziu a desconexão total do Sistema Eletroenergético Nacional, que já vinha sofrendo déficit de 30% a 40% na cobertura nacional. Desde então, a União Elétrica Nacional trabalha para o restabelecimento do sistema.

O presidente Miguel Díaz Canel, que merece toda nossa solidariedade, se pronunciou nos primeiros minutos e informou a absoluta prioridade e atenção dedicados à solução da contingência energética, sem descanso até o restabelecimento do sistema.

Não bastassem as condições difíceis, a ilha também foi atingida, no domingo 20 de outubro, pelo Furacão Oscar, com ventos de até 130 quilômetros por hora. E nos solidarizamos aos atingidos nas províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Granma, Las Tunas e Camaguey.

É urgente que o bloqueio imposto pelos EUA desde 1962, após incluir Cuba na falsa lista dos países patrocinadores do terrorismo, e que tem causado graves problemas a ilha e a toda uma população, seja retirado imediatamente! O povo cubano tem lutado bravamente para manter sua soberania como um país cujo governo deve decidir como, quando e de que forma quer se relacionar e comercializar.

Transmitimos nossa solidariedade ao povo e ao governo cubano em mais este momento que exige um enorme esforço interno de superação! Nossa militância, lideranças políticas e o conjunto de dirigentes não pouparão esforços para encontrar caminhos que façam chegar ajuda concreta ao povo cubano a partir do Brasil.

Comissão Política Nacional do PCdoB

(BL)