Silvio Kammers, ajudante de ordens de Bolsonaro - Foto: Reprodução/redes sociais

Mesmo depois da morte no gabinete do presidente, Bolsonaro insiste em dizer que ninguém morreu no prédio, porque todos usam cloroquina.

Mesmo depois da morte por covid-19 de um servidor muito próximo do presidente da República, Jair Bolsonaro insiste em dizer que desconhece “que uma só pessoa deste prédio [o Palácio do Planalto] tenha ido ao hospital para se internar”. Segundo reportagem de O Antagonista, o Palácio mantém sigilo sobre a morte no início do mês do 2º sargento do Exército, Silvio Kammers, supervisor da ajudância de ordens do gabinete pessoal de Jair Bolsonaro.

Segundo apuração do site, o presidente da República determinou sigilo sobre o caso. A Secretaria Geral da Presidência confirmou o falecimento, mas não quis revelar sequer o nome do funcionário. “Houve um óbito por Covid, mas não será divulgado o nome em respeito à privacidade do servidor e de sua família”, disse a pasta em texto.

No Diário Oficial, foi declarada vaga sua função em razão da morte.

Na semana passada, em evento no Planalto, Bolsonaro defendeu o tratamento precoce e disse que desconhecia alguém da Presidência que houvesse sido internado. No ano passado, uma servidora da Secretaria de Governo já havia morrido pelo mesmo motivo.

“Muitos têm sido salvos no Brasil com esse atendimento imediato, neste prédio mesmo, mais de 200 pessoas contraíram a Covid e quase todas, pelo que eu tenha conhecimento, inclusive eu, buscou esse tratamento imediato com uma cesta de produtos como a ivermectina, a hidroxicloroquina, a Anita, a Azitromicina, vitamina D, entre outros, que não tiveram sucesso, desconheço que uma só pessoa deste prédio tenha ido ao hospital para se internar”, afirmou Bolsonaro.

“Quem não quer tomar esse trem (medicamentos) não tome, pô. Eu tomei, vários tomaram. Você pegou vírus, Marcos Pontes? Mais alguém pegou? Têm vários aqui… Fala o que tomou – disse Bolsonaro – Cloroquina, cloroquina, alguém foi hospitalizado aqui?”, questionou Bolsonaro durante live na última quinta-feira (11).

(Por Cezar Xavier)