Além das unidades em Pequim e Wuhan, Sinopharm integrará as de Changchun e Xangai

A farmacêutica estatal chinesa Sinopharm expandirá sua capacidade de produção da vacina contra a Covid-19 para 3 bilhões de doses por ano, tornando-se a maior produtora mundial de vacinas contra o vírus, anunciou Yu Qingming, presidente da empresa, na quarta-feira (3).

Além das fábricas de vacinas em Pequim e Wuhan, o Grupo Sinopharm está aumentando a capacidade de produção e embalagem, e integrando a esse objetivo seus institutos nas regiões de Changchun, Xangai, Lanzhou e Chengdu, informou o dirigente em entrevista para o Diário do Povo.

Yu, que também é representante da Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo do país, assinalou que a Sinopharm fez ainda progressos significativos no desenvolvimento de imunizantes com proteína recombinante e iniciará em breve os testes clínicos.

A vacina contra a Covid-19 da Sinopharm foi aprovada para uso permanente em cinco países – Emirados Árabes Unidos, Bahrein, China, Bolívia e Seychelles. O imunizante também foi autorizado para uso de emergência em 40 países, incluindo a Sérvia sendo o primeiro país europeu e a Hungria, o primeiro membro da UE para a inoculação, de acordo com Yu.

Outros 80 países e organizações internacionais também expressaram interesse nas vacinas da Sinopharm, disse o presidente do Grupo, observando que a empresa forneceu mais de 100 milhões de doses para os mercados interno e externo e 60 milhões de doses foram administradas sem efeitos colaterais graves relatados.

Quanto às preocupações sobre a eficácia e segurança das vacinas, Yu disse que o imunizante foi aprovado para pessoas com 18 anos ou mais em 25 de fevereiro, incluindo o grupo de idosos. O usuário mais antigo das vacinas Sinopharm tem quase 100 anos, observou ele.

Dados de ensaios clínicos de Fase III mostram que as vacinas Sinopharm também são seguras e eficazes na faixa etária de 3 a 17 anos, de acordo com Yu.

Experimentos recentes também mostraram que as vacinas da Sinopharm são eficazes para prevenir infecções de 10 variantes do coronavírus, incluindo aquelas descobertas na África do Sul e no Reino Unido, acrescentou Yu.

Até o momento, a China concedeu a aprovação condicional de mercado para quatro vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas nacionalmente.

Mais de 52 milhões de doses foram injetadas em todo o país até o final de fevereiro, segundo a Agência Xinhua. A China ainda forneceu assistência em vacinas a 69 países e a duas organizações internacionais, informou Guo Weimin, porta-voz da quarta sessão do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, em uma entrevista coletiva na quarta-feira (3).