O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), João Inocentini, afirmou que a retirada do direito à gratuidade nos transportes em São Paulo para os idosos com idade entre 60 e 64 anos “é uma indignidade”.

“São dois absurdos. Uma é o governador e o prefeito tirarem esse direito de pessoas que não têm nem dinheiro para comer. Querem agora tirar o pouco que tinham, o acesso ao transporte, para procurar um emprego, um bico. Até isso foi tirado”, declarou Inocentini na terça-feira, 19.

“A outra atitude é a da Justiça, de não julgar judicialmente a questão, mas sim politicamente. Já mostramos que essa medida não recupera nem um centavo para o poder público. Essa população de idosos já está incluída no preço de custo que já é pago. Isso só vai aumentar o lucro para os empresários do transporte, que já recebiam por esses usuários, e que agora vão receber duas vezes. Dizer que irá ter economia é uma mentira, uma grande demagogia do governador”, ressaltou.

O Sindnapi, junto com o Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), entrou com uma ação na Justiça contra o decreto de Joao Doria que retirou o benefício para os idosos nos serviços do Metrô, CPTM e EMTU. A ação foi acatada por liminar pelo juiz Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública. Após o governo recorrer, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar e manteve a retirada do benefício.

De acordo com Inocentini, “já entramos com recursos para reverter essa medida. Hoje chegou um documento dizendo que o governo está propondo discutir uma alternativa. Vamos esperar e ver se é real essa proposta”.

“Para nós trata-se de uma indignidade essa atitude que tomaram, e na hora errada, no momento errado de uma pandemia gravíssima”, ressaltou, lembrando que “tiraram esse direito no meio da madrugada, como complemento de outra lei, sem qualquer discussão com a sociedade”.

“Estamos indignados com o prefeito e com o governador com essa atitude. Se o governador está de parabéns pela atitude em relação à vacina, por enfrentar os desmandos do governo federal, está cometendo uma injustiça por outro lado”, destacou o presidente do Sindicato.