01 January 2019, Brazil, Brasilia: People take part in the inauguration of President designate Jair Messias Bolsonaro and hold US flags. 500,000 visitors were expected at the inauguration. More than 3000 policemen and soldiers are to provide security. Air defence missiles and fighter jets are also ready for action. Photo: Alan Morici/dpa (Photo by Alan Morici/picture alliance via Getty Images)

A bandeira de Israel esteve presente em grande parte dos atos da campanha do fascismo bolsonarista. Hoje, cresce o repúdio a apoio do bolsonarismo à ocupação israelense e tomada de assalto de terras palestinas, a exemplo da abertura de escritório governamental na Jerusalém ocupada, em violação ao direito internacional.

Agora, em janeiro de 2020, conferência organizada pelo Instituto Brasil-Israel (IBI), na Universidade de Haifa, vai discutir a relação das igrejas evangélicas neopentecostais com Israel, o sionismo e o uso dos símbolos judaicos pela “teologia da prosperidade”. Segue o texto produzido pelo IBI

A Universidade de Haifa, em parceria com o Instituto Brasil-Israel e o Núcleo de Estudos Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebe, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, a conferência Internacional “Política e religião no Brasil e nas Américas: igrejas evangélicas e suas relações com o judaísmo, sionismo, Israel e as comunidades judaicas”.

O evento irá discutir, sob diversos pontos de vista, o crescimento do sionismo cristão na América Latina, a atual política externa brasileira e sua aproximação com Israel, as igrejas evangélicas no contexto brasileiro, a apropriação de símbolos judaicos, entre outros temas.

Convidados do Instituto Brasil-Israel para participarem do seminário, o pastor Henrique Vieira irá apresentar sua pesquisa sobre o uso da memória de Israel, no contexto de um extremismo evangélico brasileiro; o psicanalista Christian Dunker fará uma fala sobre a “teologia da prosperidade” e o uso do dinheiro e dos valores cristãos no Brasil. O professor da Unicamp, Omar Ribeiro Thomaz, levantará o tema da sinagoga de Moçambique e as igrejas evangélicas do país.

Além deles outros brasileiros também irão apresentar seus temas. O ex-deputado Jean Wylys irá falar sobre medo e democracia, o professor da FGV Guilherme Casarões irá tratar da transferência da embaixada brasileira para Jerusalém – uma promessa da campanha de Jair Bolsonaro. A conferência também conta com nomes importantes de outros países como o professor Paul Freston, da Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, que será o keynote speaker. Acadêmicos de Israel, EUA, Reino Unido também compõem as mesas de debates.

Para o presidente do Instituto Brasil-Israel, David Diesendruck, a conferência acontece em um momento importante de se combater a desinformação “Em tempos de pós-verdade a discussão em foros acadêmicos torna-se ainda mais crucial para temas complexos que demandam conhecimento científico e um ambiente aberto a opiniões diversas. Promover um encontro internacional na prestigiada Universidade de Haifa entre acadêmicos israelenses, brasileiros e de outras nacionalidades é uma iniciativa que certamente irá contribuir para o enriquecimento deste debate”, afirma.

A conferência será aberta ao público e gratuita.

O IBI também divulgou a programação do evento:

DIA I (segunda-feira, 13 de janeiro)

14: 15-14: 30 Registro
14: 30-15: 30 Painel I – P
Keynote: Dr. Paul Freston, Universidade Wilfrid Laurier, Canadá – A expansão do sionismo cristão na América Latina e na África

15:30 -16: 00 Coffee break

16: 00-18: 30 Painel II – A Igreja Evangelística. Vista de introdução
Virginia Garrard, Universidade do Texas em Austin, EUA -O sionismo cristão e a “virada hebraica” no pentecostalismo latino-americano
James K. Wellman, Jr., Universidade de Washington, EUA – Sacrificar pelo Centro Sagrado: O que os sionistas cristãos desistirão de Sião
Dr. David Lehmann, Universidade de Cambridge (Emérito), Reino Unido-Escândalos com o texto: implicações litúrgicas e políticas em uma congregação messiânica
Dr. Yael Mabat, Universidade de Tel Aviv e Universidade Ben Gurion, Israel – Guardando o sábado, lendo a Bíblia e se tornando um cristão “verdadeiro”: as índias adventistas do sétimo dia e a Igreja Católica, Puno, Peru, 1900-1930

DIA II (terça-feira, 14 de janeiro)

9: 00-11: 15 Painel III – Movimentos evangelistas no mundo
Dra. Vanessa Rau, Instituto Max-Planck para o Estudo da Diversidade Religiosa e Étnica, Göttingen, Alemanha – Objeto de desejo ou redenção protestante? Filosemitismo, culpa transgeracional e política do desejo entre alemães não judeus na Berlim contemporânea

Dra. Veronique Altglas, Universidade Queen’s Belfast, Irlanda do Norte – Exotismo religioso e alo-semitismo em uma congregação messiânica (Irlanda do Norte)
Dr. Omar Ribeiro Thomaz, Unicamp, Campinas, Brasil – Discreta e delicada: uma sinagoga em meio a guerras.
Miriam Billig e Dr. Gideon Elazar, Universidade Bar Ilan e Universidade Ariel, Israel – De volta à terra: sionismo cristão e espaço sagrado na Samaria

11:15 -11: 30 Coffee-break

11: 30-13: 30 Painel IV – Brasil Israel EUA – Relações Internacionais
Eran Shalev, Universidade de Haifa, Israel – O velho e o novo Israel: as origens culturais do relacionamento especial
Dr. Glen Segell, Universidade de Haifa, Israel – Por que o Brasil está apoiando Israel nos votos das Nações Unidas?
Dr. Guilherme Casarões, Fundação Getúlio Vargas / Escola de Negócios de São Paulo, Brasil – As raízes domésticas da embaixada de Jerusalém se movem: cristãos e sionistas no Brasil e no Paraguai

13:30 -14: 30 Almoço

14: 30-17: 00 Painel V – A igreja evangelista no Brasil. Visão geral.
Henrique Vieira – Uso da memória de Israel no contexto de um extremismo evangélico brasileiro.
Dr. Christian Dunker, Universidade de São Paulo – USP, Brasil – Teologia da Prosperidade e Narrativas de Proteção Social no Levantamento de Igrejas Evangélicas no Contexto Contemporâneo Brasileiro
Dr. Manoela Carpenedo, Universidade de Kent, Reino Unido – Explorando o fundamentalismo pós-moderno nas eleições de 2018 entre os ‘evangélicos judaizantes’ no Brasil
Dr. Joseph A Edelheit, Escola de Divindade da Universidade de Chicago, EUA – A honestidade é mais importante que o apoio: a questão dos judeus “messiânicos” entre os apoiadores evangélicos do sionismo e Israel

17:00 -17: 30 Coffee-break