O apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, alterou o resultado de uma competição musical em seu programa impedindo uma mulher negra de vencê-lo. Mesmo com o placar apontando vitória a cantora Jennyfer Oliver, Silvio não gostou do resultado e optou por outra competidora branca.
No quadro, diversas candidatas se apresentaram com uma performance musical e, após outras terem suas oportunidade, quando chegou a vez de Jennyfer, Silvio a interrompeu e afirmou que a música era muito chata. Em seguida, o apresentador chamou a votação da plateia para escolher quem seria a vencedora.
Após anunciar a escolha do auditório por Jennyfer, Silvio decide entregar R$ 500 a todas as competidoras e diz que caberia a ele decidir a melhor cantora. “Se eu estivesse na minha casa, na minha opinião, a melhor intérprete seria você, Juliana! Você é muito bonita e canta muito bem, mais R$ 500 para a Juliana!”, disse, ignorando que o placar anunciava vitória em disparado a Jennyfer.
Nas redes sociais, as pessoas não entenderam a mudança nas regras do quadro no último minuto e muitos consideraram que o comportamento do apresentador foi de racismo. “O fato de Silvio Santos ser velho não justifica o motivo dele ser racista”, escreveu um internauta.
Jennyfer Olivier disse que a produção do programa que escolhia as músicas que cada cantora apresentaria. No entanto, de última hora, Sílvio Santos barrou o que ela deveria cantar e escolheu o que ele queria.
“Ele escutou três vezes a mesma música e esperou na minha vez pra falar que era ruim. Na hora, eu fiquei sem reação nenhuma, por não poder cantar igual as outras e me senti super prejudicada”, contou ela, que ficou surpresa por ter sido a vencedora no voto do público.
“Eu nem sabia que ia ganhar porque fui prejudicada, pois eu não esperava. O povo que sentiu a questão a do racismo, e ele nomeou a outra menina como a mais bonita, mas não era uma concurso de beleza e sim de cantoras. O público que devia escolher e o Silvio que mudou tudo, inclusive a troca da música”, esclareceu Jennyfer.
A cantora ainda tem dúvidas se entrará em contato com a produção do SBT sobre uma retratação. “Não sei, eu falei com meu advogado pra ver o que ele acha. Mas o complicado é processar e isso me prejudicar em outras emissoras, eu não poder participar de programas. Então, eu realmente não sei”.
Jennyfer assumiu ainda que sentiu preconceito da parte de Silvio Santos. “Eu não vou mentir, passou pela minha mente, mas achei que era coisa da minha cabeça. Eu não sabia desse histórico dele ser racista. Me senti prejudicada e constrangida, falando como artista”, disse.