O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e diversas entidades que compõem o Fórum promoveram, na última quarta-feira (15), uma manifestação para celebrar as vitórias alcançadas até agora pelo funcionalismo público em relação à PEC 32/2020, que teve sua aprovação postergada pelo Congresso Nacional, em uma boa sinalização de o projeto que tira direitos dos servidores não tem mais condições de ser aprovado como queria o governo federal.

A manifestação foi chamada de “enterro da PEC 32” e aconteceu em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

O presidente Nacional do Sindifisco, Kleber Cabral, que participou do enterro simbólico, disse que falou sobre a luta das entidades contra a PEC: “Temos lutado desde 2019. A PEC/32 nos assombrou durante mais de dois anos. E hoje é um dia que marca o sepultamento deste projeto que seria tão lesivo para o serviço público e para a sociedade”, disse.

Um dos diretores de Assuntos Parlamentares do Sindifisco, Marco Assunção, alertou, no entanto, que embora o momento seja de vitória, o Congresso Nacional ainda deve permanecer sob os olhares atentos das entidades e dos servidores.

“Em que pese o enterro simbólico, os servidores públicos devem continuar acompanhando o trabalho dos parlamentares, para atuar prontamente diante de eventuais movimentações como a da PEC 32”, alertou Marcos.

Segundo outro diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco, George Alex Lima de Souza, “foi um período de muita pressão e de ataques ao servidor e ao serviço público. Hoje nós conseguimos enterrar uma iniciativa que tornaria o serviço público mais precário e sujeito a ingerências políticas”, disse.

O ato foi inspirado em uma cerimônia tradicional realizada em algumas regiões do continente africano, que recentemente viralizou na internet. Na celebração de quarta-feira, os servidores públicos reproduziram o ritual, vestidos como dançarinos ganeses, de paletós, luvas brancas e óculos escuros, o que deu um tom bem humorado ao “enterro”.