Foto: APP/Sindicato

Os professores e funcionários das escolas estaduais do Paraná estão em greve desde a manhã desta segunda-feira (2). O movimento já atinge mais de 50% da rede pública.
A categoria não aceita o pacote de mudanças na Previdência estadual enviado à Assembleia Legislativa pelo governador Ratinho Júnior (PSD).
Entre as mudanças estão o aumento da contribuição dos servidores de 11% para 14% e aumento da idade mínima e do tempo de serviço para a aposentadoria do funcionalismo. O pacote prevê, inclusive, mudanças para quem já se aposentou. A emenda, que tramita em regime de urgência, altera os artigos 35 e 129 da Constituição do Estado.
“É um absurdo o governador querer cobrar contribuição de 14% de uma professora que passou quase 30 anos contribuindo com a previdência ou aumentar o tempo de outra professora que se aposentaria no próximo ano e, agora, pode ter que esperar mais 8 anos para se aposentar. O governo, infelizmente, nos empurra para a greve em pleno fechamento do ano letivo. Estamos na luta por direitos e não por ‘privilégios’ como diz o governo para colocar a população contra nós”, afirma o professor Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato.
Os docentes e funcionários também se mobilizam em defesa do Ensino Médio noturno nas escolas estaduais, já que a Secretaria de Educação vem fazendo movimentos concretos para encerrar as turmas da noite das escolas, coagindo diretores e impedindo abertura de turmas de 1º ano do Ensino Médio noturno, conforme denuncia o sindicalista.
“Em três anos, não teremos mais turmas à noite. Onde irão estudar estes alunos que também precisam trabalhar? O governo quer privar estes estudantes de ter acesso à educação e não podemos nos calar diante desta situação”, argumenta.
Na manhã desta segunda, representantes do Comando Estadual de greve (formado por representantes de cada um dos Núcleos Sindicais da APP) tentou uma reunião com o governador no Palácio Iguaçu, mas não foram recebidos.
Na terça-feira está prevista uma mobilização estadual na Praça 19 de Dezembro, conhecida como Praça do Homem Nu. A concentração será a partir das 8h30. De lá, os manifestantes seguem em caminhada até o Centro Cívico. A partir das 16h haverá uma assembleia em frente ao Palácio Iguaçu para traçar os rumos do movimento.